Caso Calvine: a melhor foto de OVNI na história é redescoberta

03/09/2022 às 08:002 min de leitura

No dia 4 de agosto de 1990, dois caminhantes andavam pela cidade de Calvine, na Escócia, quando avistaram um grande objeto voador em formato de diamante pairando no ar. Rapidamente, a dupla decidiu tirar seis fotografias do Objeto Voador Não Identificado (OVNI), que nunca chegaram a ser divulgadas. 

Os negativos, então, foram entregues ao jornal escocês Daily Record, que prontamente decidiu enviar os arquivos para o Ministério da Defesa do Reino Unido. Desde então, as fotos haviam permanecido desaparecidas por 32 anos, cenário que só mudou graças ao trabalho incansável do jornalista britânico David Clarke, que foi atrás de respostas. Olha só o desfecho dessa história!

Em busca das fotos perdidas

(Fonte: Craig Lindsay/Divulgação)(Fonte: Craig Lindsay/Divulgação)

De acordo com as declarações feitas por Clarke, os negativos nunca tinham sido vistos por mais ninguém desde que foram transportados para o Ministério da Defesa. Em contrapartida, o governo afirmada que as fotos foram devolvidas ao Daily Record, que por sua vez garantiu nunca ter recebido nada e não fazer ideia do que tenha acontecido com as fotos.

Foi preciso 13 incessantes anos de busca para que Clarke finalmente encontrasse uma pista sobre o paradeiro das fotografias. Ao entrar em contato com o ex-assessor de imprensa da Royal Air Force, Craig Lindsay, o jornalista descobriu que ainda existia uma cópia de uma das fotos intacta por aí.

Lindsay guardou uma das fotos originais esperando que um dia alguém viesse procurá-la — algo que se concretizou no desejo de Clarke. Foi então que o ex-assessor concordou em entregar a foto para o jornalista, desde que o objetivo fosse abordar o tema de origem desconhecida em um tom sério.

Anos de busca

(Fonte: David Clarke/Divulgação)(Fonte: David Clarke/Divulgação)

Durante os 32 anos em que as fotos estiveram desaparecidas, David Clarke reuniu uma equipe que pudesse lhe ajudar nessa missão. Os esforços, apesar de parecerem intermináveis, tiveram resultados. Porém, a perfeição só não foi obtida porque os pesquisadores não fazem ideia até hoje de quem foram os responsáveis por tirar essas fotos.

A identidade dos fotógrafos nunca foi realmente exposta, mas um registro da descrição do incidente dado em 1990 permanece vivo até hoje. Até onde se sabe, os dois homens trabalhavam como chefes de cozinha em um hotel de Pitlochry e decidiram dar um passeio nas colinas de Calvine.

Foi aí que avistaram o OVNI movendo-se silenciosamente pelo ar. Os observadores também notaram que uma aeronave militar passou pela região no mesmo momento, aparentemente diminuindo a velocidade para chegar o objeto antes de acelerar para longe. 

Teorias sobre o caso

Maquete em 3D da fotografia. (Fonte: Ministério da Defesa do Reino Unido/Divulgação)Maquete em 3D da fotografia. (Fonte: Ministério da Defesa do Reino Unido/Divulgação)

Conforme apurado por Clarke, os dois homens presentes no local viram o objeto no céu e logo se assustaram. Então, ambos correram para uma floresta na região em busca de abrigo, ouvindo um jato militar descer o vale e ficar circulando o OVNI. Então, decidiram tirar as fotografias.

Apesar da foto ser bastante clara e do caso ter despertado bastante atenção da mídia, nenhum dos homens se manifestou publicamente. A situação gerada sobre o caso fez com que muitas teorias fossem criadas, com algumas pessoas argumentando que o objeto era produto humano e outras acreditando em origem extraterrestre. 

Na visão do jornalista, a primeira hipótese é a mais provável. Há quem diga que o OVNI da fotografia possivelmente era a "Aurora", uma aeronave ultrassecreta supostamente construída pelos Estados Unidos na década de 1980 — apesar do governo norte-americano negar a existência de tal coisa.

Fato é que a investigação nunca chegou a uma conclusão definitiva e não há qualquer tipo de indício de que uma resposta concreta aparecerá em relação a esse OVNI em um futuro breve. Portanto, só nos resta imaginar. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: