6 fatos sobre os denisovanos, hominídeos parentes dos neandertais

01/09/2022 às 02:002 min de leitura

Em 2010, depois de uma escavação em uma caverna russa, pesquisadores anunciaram ao mundo uma descoberta incrível: existia mais uma espécie de hominídeo contemporânea dos neandertais. Conheça aqui um pouco da história desses nossos parentes extintos.

1. A descoberta da espécie

Cientistas russos foram os responsáveis pela descoberta da espécie. (Fonte: Shutterstock)Cientistas russos foram os responsáveis pela descoberta da espécie. (Fonte: Shutterstock)

Cientistas russos escavavam uma caverna chamada Denisova, no sul da Sibéria, em 2008, quando encontraram fósseis do que imaginavam ser neandertais. Em escavações anteriores já tinham sido encontrados artefatos em pedra que se imaginava terem sido criadas por neandertais.

No entanto, exames de DNA realizados em um desses fragmentos de osso encontrados na caverna mostraram que eles pertenciam a uma linhagem humana até então desconhecida. Assim, em 2010, cientistas publicaram um estudo na revista Nature anunciando a descoberta dos hominídeos, que ficaram conhecidos como denisovanos.

2. Parentesco com os Neandertais

Analise do DNA de denisovanos apontou parentesco com Neandetais. (Fonte: Shutterstock)Analise do DNA de denisovanos apontou parentesco com Neandetais. (Fonte: Shutterstock)

O estudo publicado na Nature que anunciou a descoberta dos denisovanos apontou também que eles eram parentes próximos dos neandertais. Em outro estudo, publicado em 2013, os pesquisadores estimaram que a separação entre neandertais e denisovanos ocorreu entre cerca de 381 mil e 473 mil anos atrás.

Em 2018, uma pesquisa apontou existirem várias linhagens de denisovanos e não apenas aquela encontrada na Sibéria. Além disso, eles estavam tão distantes geneticamente dos neandertais quanto os neandertais estão da nossa espécie, o Homo sapiens.

3. Contemporâneos dos neandertais e dos humanos modernos

Diversas espécies de hominídeos viveram durante um período. (Fonte: Shutterstock)Diversas espécies de hominídeos viveram durante um período. (Fonte: Shutterstock)

O fóssil mais antigo de um denisovano tem cerca de 200 mil anos, de acordo com um estudo publicado em 2021. Já os fósseis encontrados na caverna de Denisova possuem entre 30 mil e 50 mil anos. Em suma, essas descobertas apontam que em determinado momento da evolução, o mundo era povoado tanto por denisovanos quanto por neandertais e por humanos modernos.

4. Fisicamente mais próximos dos neandertais

Denosovanos eram fisicamente mais próximos dos neandertais. (Fonte: Shutterstock)Denosovanos eram fisicamente mais próximos dos neandertais. (Fonte: Shutterstock)

Quando o assunto é a aparência física, pesquisadores apontam que os denisovanos se pareciam mais com os neandertais, de quem eram parentes mais próximos, do que conosco. Em 2019, um estudo sugeriu que o fóssil estudado na pesquisa pertencia a uma adolescente de 13 anos e que ela provavelmente tinha pele escura e cabelos e olhos castanhos.

Outro estudo do mesmo ano sugeriu que a adolescente tinha testa baixa, mandíbula saliente e quase não tinha queixo protuberante.

5. Ferramentas e alimentação denisovanas

Ferramentas de pedra foram encontradas junto de fósseis denisovanos. (Fonte: Shutterstock)Ferramentas de pedra foram encontradas junto de fósseis denisovanos. (Fonte: Shutterstock)

Em 2021, cientistas encontraram fósseis de denisovanos que viveram há 200 mil anos e, junto com eles, foram descobertas algumas ferramentas de pedra utilizadas provavelmente para raspar e tratar peles de animais. Restos de animais encontrados no mesmo local sugerem que a dieta desses hominídeos era baseada em carne de veados, gazelas, cavalos, bisões e rinocerontes lanudos.

6. Sua extinção ainda é um mistério

Homo Sapiens pode ter sido o responsável pela extinção dos denisovanos. (Fonte: Shutterstock)Homo Sapiens pode ter sido o responsável pela extinção dos denisovanos. (Fonte: Shutterstock)

Os pesquisadores ainda não conseguem determinar o motivo da extinção dos denisovanos. Alguns pesquisadores apontam que a expansão do Homo sapiens ocorrida entre 40 mil e 50 mil anos atrás pode ter levado a uma competição por recursos que levou à extinção dos indivíduos da outra espécie de hominídeos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: