Qual é a diferença entre cristal e vidro?

15/09/2022 às 09:002 min de leitura

Hoje vamos analisar as diferenças entre cristal e vidro quando o assunto é servir bebidas. Inclusive, pode ser que você já tenha sido servido em um copo de cristal e nem notou a diferença. O motivo é que tanto vidro como cristal têm componentes incrivelmente semelhantes quando o assunto é a sua estrutura molecular.

No caso de vidro, a sua composição inclui areia, sódio, cálcio e alumínio. Já os copos de cristal dependem de areia e de metais como chumbo, zinco ou titânio. Além disso, quanto maior a concentração desses metais, maior será a delicadeza e clareza do cristal.

Como diferenciar vidro e cristal?

a(Fonte: Gettyimages)

Já que estamos discutindo as diferenças, é importante explicar que vidro é um termo genérico, do qual cristal é uma das subcategorias. Por causa dos materiais utilizados podemos dizer que todo cristal é vidro, mas nem todo vidro é cristal.

Vidro

Copos de vidros são fabricados com uma espessura maior, o que afeta o seu peso e conforto ao manusear. Porém, essa é uma característica essencial que garante que o material seja resistente e duradouro.

O seu processo de fabricação também tem custos inferiores, o que faz com que o material seja facilmente acessível. Outro benefício adicional é a sua característica não porosa, ou seja, não absorve aromas e não sofre desgaste caso seja higienizado na lava-louças.

Cristal

Em primeiro lugar, não vamos confundir com as pedras de quartzo que podem ser encontradas na natureza. Esse é um erro de nomenclatura que acabou virando o nome oficial. Por causa da presença de chumbo, copos e taças de cristal tendem a cintilar mais quando expostos à luz.

Por fim, a diferença mais expressiva é a estética. Copos de cristal têm alta durabilidade mesmo quando a sua espessura é mais fina. Isso resulta em um visual mais refinado que agrega elegância as bebidas que são servidas.

Quando um copo de cristal é mais indicado?

A resposta é: depende do tipo de bebida a ser servida. As taças de cristal têm propriedades que favorecem a liberação do aroma das bebidas, tais como vinhos e licores.

Mas, se o seu objetivo é causar uma boa impressão, um jogo de copos ou taças de cristal é a melhor pedida para encantar.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: