Ciência
10/10/2022 às 11:30•2 min de leitura
Uma das maiores tendências de decoração dos últimos tempos foi o uso de plantas em ambientes internos. Chamado de Urban Jungle, o conceito tem como propósito trazer mais conforto e saúde para nossas casas — e até mesmo escritórios — usando as verdinhas.
Isso porque já foi comprovado que as plantas melhoram a qualidade do ar, servindo como um filtro natural para a remoção de poluentes. Tal constatação é resultado de estudos da NASA desde a década de 1980, na busca de uma maior purificação do ar em suas estações espaciais.
Nesse sentido, confira a lista com as plantas mais indicadas para colocar dentro de sua casa. Saiba também os melhores locais para deixá-las e como cuidar de cada uma delas.
Lírio da paz
O lírio-da-paz é uma das maiores queridinhas na decoração, em razão de suas grandes folhas verdes. É considerada uma planta de sombra, o que no paisagismo não significa escuridão.
Logo, precisa ficar em espaços que pegam luz em algumas partes do dia, permitindo o surgimento de belas flores brancas que se assemelham a pétalas. É uma excelente pedida para quartos, já que a remoção de poluentes permite uma melhor qualidade do sono. Gosta também de regas frequentes.
Areca-bambu
A areca-bambu é uma palmeira muito utilizada em jardins, mas também pode ser levada para dentro de casa. Ela é facilmente encontrada em lojas de jardinagem e supermercados, geralmente em vasos menores. Pegar algumas horinhas de sol é fundamental para sua saúde.
Seu cultivo é simples e não exige muitos cuidados, apenas mantenha o substrato úmido, em local bem iluminado e ventilado.
Espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge é uma dracena, planta muito resistente que pode ficar em locais mais sombreados e suporta dias sem água. Ela é uma das maiores despoluentes e transformadoras de gás carbônico em oxigênio.
Jiboia
De fácil cultivo, assim como hera e filodendro, a jiboia adora umidade e vai bem em ambientes iluminados — mas sem sol direto em suas folhas. Embora sejam trepadeiras, elas são comumente usadas na decoração como plantas pendentes.
É uma das opções mais recomendadas para amantes de plantas que ainda não possuem muita experiência, e se adapta bem em diferentes espaços.
Clorofito
Também chamado de planta-aranha, o clorofito serve como um excelente purificador do ar. Por seu pequeno porte, cabe em qualquer cantinho de sua sala, quarto ou cozinha, desde que seja bem iluminado.
É uma planta muito resistente e que se adapta bem em interiores, bem como tolera ar-condicionado. Além disso, suas raízes possuem uma reserva de água, o que faz aguentar períodos em que eventualmente possamos esquecer de regar.
Ficus elastica
A Ficus elastica, também conhecida como planta-da-borracha ou falsa-seringueira, é uma árvore de grande porte, mas quando cultivada em vasos tem seu crescimento limitado.
Na decoração, é considerada a “planta do momento”, com uma variedade de espécies e tonalidades. Com grande valor ornamental, precisa de um ambiente muito bem iluminado e devemos esperar o substrato quase secar para regar novamente.
Dica: algumas vezes ao mês, passar um pano úmido em suas folhas para retirar poeiras que prejudicam seu desenvolvimento e papel de filtro natural.