Nicole Mann: a 1ª mulher indígena a ir ao espaço

13/10/2022 às 13:002 min de leitura

Nicole Aunapu Mann, de 45 anos, é uma ex-piloto de testes da Marinha dos EUA que acaba de se tornar a primeira mulher indígena a ir para o espaço. 

Para a sua viagem épica, a astronauta levou um símbolo de sua herança Wailacki: um filtro dos sonhos que recebeu de sua mãe quando ainda era criança. Na cultura indígena norte-americana, o objeto simboliza unidade e oferece proteção. Segundo Mann, ele também é uma forma de ter um pedacinho da família durante a jornada.

Pioneirismo

A equipe da Crew-5 é composta por quatro astronautas de três nações diferentesA equipe da Crew-5 é composta por quatro astronautas de três nações diferentes

Nicole Mann é a comandante da missão Crew-5, que também conta com o americano Josh Cassada, o japonês Koichi Wakata e a cosmonauta russa Anna Kikina. 

A expectativa é que essa tripulação passe seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional. Durante a primeira semana, a equipe irá se dedicar a fazer a transição com a Crew-4, que retorna para a Terra no dia 12 de outubro de 2022.

Além de ser a primeira mulher indígena no espaço, Mann também pode ser pioneira em outra missão. Ela é uma das astronautas do Programa Artemis, que pretende levar a primeira mulher e primeira pessoa negra à Lua até 2026. A astronauta espera que seu voo histórico inspire crianças indígenas a seguir seus sonhos.

Seu caminho até o espaço

Antes de ser astronauta, Mann era piloto de aviões de combateAntes de ser astronauta, Mann era piloto de aviões de combate

Natural da Califórnia, Nicole Mann estudou engenharia mecânica na Universidade de Stanford. Como piloto de aviões de combate, ela se tornou coronel do Corpo de Fuzileiros Navais, realizando missões no Iraque e Afeganistão. Por seus feitos, ela recebeu seis medalhas das Forças Armadas dos Estados Unidos. 

Em 2015, Mann completou seu treinamento para astronauta. Ela é um dos oito membros da 21ª turma da NASA, uma equipe formada para operações na Estação Espacial Internacional e possíveis missões para a Lua e Marte.

Em sua primeira missão, a astronauta e sua equipe irão realizar 250 experimentos científicos. Segundo a NASA, esses estudos irão ajudar a se preparar para uma exploração além do planeta Terra. Entre os experimentos, estão imprimir células humanas em 3D e cultivar tomates.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: