Incêndio na Ilha de Páscoa danifica estátuas sagradas

25/10/2022 às 08:002 min de leitura

No início do mês de outubro, um incêndio de grandes proporções atingiu a Ilha de Páscoa, situada na costa do Chile, em virtude da erupção do vulcão Rano Raraku. No decorrer dos dias, as chamas se alastraram e atingiram o Parque Nacional Rapa, localizado a 3.500 km da parte oeste do país. 

O local ao redor do vulcão foi a região mais afetada. Na área, mesmo algumas das estátuas megalíticas foram expostas a alta temperaturas e fazendo com que parte do sítio arqueológico tenha sua integridade afetada. O dano que o local sofreu ainda não foi totalmente avaliado, mas já se estima que mais de 100 hectares da ilha tenham sido danificados.

(Fonte: Getty Images)As estátuas sagradas de Moai tornaram a região famosa mundialmente. (Fonte: Getty Images)

A dificuldade de conter o fogo foi um dos agravantes que se fez presente, devido à falta de voluntários. A ilha um dos é patrimônios mundiais da Unesco que atraía turistas de todo o mundo e havia tido a visitação suspensa em virtude da pandemia da covid-19, retornando apenas em agosto deste ano, três meses antes do incidente.

O significado por trás das obras monumentais pode ir além do simbólico e ritualístico. Em um estudo publicado na revista Plos One, uma equipe de pesquisadores da Binghamton University se dedicou a analisar 93 estátuas, percebendo alguns padrões e indicando pistas sobre o que elas poderiam representar.

As estátuas esculpidas em Pedra estação localizadas em Rapa Nui. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)As estátuas esculpidas em Pedra estação localizadas em Rapa Nui. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Há mais de 300 obras megalíticas por ali e observou-se a disposição delas, comumente próximas de áreas de água doce, presente em aquíferos que são reservatórios subterrâneos, que podem abrigar grandes reservas de água pura. No local, a água também poderia ser encontrada no interior de cavernas. Poços históricos também foram encontrados na região.

Tal disposição reforça a hipótese de que elas continham indicações sobre a quantidade de recursos disponíveis num determinado lugar, principalmente considerando que não se trata de uma região com água abundante em rios e lagos, por exemplo. Acredita-se que a primeira construção date do século XIII. Envoltas em mistério, podem ter sido obras de diferentes civilizações que habitavam a área na antiguidade.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: