Artes/cultura
06/12/2022 às 12:37•1 min de leitura
Construir uma casa requer diversos materiais, entre eles o concreto. O mercado oferece algumas opções para uso, e entre elas há uma que vem se popularizando por conta de sua composição: o hempcrete.
Hempcrete é uma mistura das palavras hemp e concrete, que significam "cânhamo" e "concreto" em inglês, respectivamente. Para sua produção, é necessário utilizar a parte interna do caule da planta misturada com cal e água, oferecendo uma opção mais sustentável e capaz de fornecer isolamento natural contra calor e água — além de ser à prova de fogo.
Esse material orgânico também é eficiente e econômico. Um detalhe curioso é que seu uso não é tão recente quanto muitos imaginam, tendo em vista que, no século VI, já era possível encontrar o hempcrete em pilares de pontes na França.
Outra vantagem no que diz respeito ao uso desse material na construção é a preservação dos ambientes. Pelo fato de ser livre de toxinas, o hempcrete não sofre com o ataque de mofo ou de pragas, por exemplo.
Caso esteja curioso, vale mencionar que o concreto tradicional libera grandes quantidades de carbono na atmosfera em seu processo de fabricação. Já o substituto derivado do cânhamo, em contrapartida, absorve o carbono ao longo de sua vida — mais do que o emitido durante a fabricação do hempcrete.
Para quem se pergunta sobre a vantagem de utilizar o concreto de cânhamo na construção, confira algumas de suas características a seguir:
Para ajudar a tornar o uso do hempcrete ainda mais difundido, empresas que foram inspiradas pelo falecido Dr. Prem Jain (considerado pai da construção sustentável na Índia) trabalham em conjunto com governos locais para cultivar a planta e criar protótipos de estruturas que possam ser usadas de maneira ampla nos vários setores da construção.