6 fatos sobre OVNIs e aliens que agitaram o mundo em 2022

30/12/2022 às 11:002 min de leitura

O ano de 2022 foi bastante agitado no campo da ufologia. Tivemos, por exemplo, novidades na procura por vida em outros planetas e vários relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs), como no céu de Porto Alegre.

Algo que também chamou a atenção foi a divulgação de relatórios ultrassecretos do governo dos Estados Unidos. Pela primeira vez, as autoridades americanas revelaram detalhes oficiais de como investigam o fenômeno há décadas.

O que mais se destacou nesta área? Reunimos aqui seis fatos sobre aliens e OVNIs que chamaram a atenção em 2022.

1. Protocolo para contato atualizado

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Como a humanidade deveria lidar com uma possível “ligação” feita por seres de outro planeta? Cientistas do projeto Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI) desenvolveram um novo protocolo de contato alienígena com orientações para tal momento.

A versão atualizada apresenta os procedimentos para responder aos ETs e ajuda a identificar sinais inteligentes no espaço e decifrá-los. O modelo anterior indicava procurar o conselho da Organização das Nações Unidas (ONU).

2. O primeiro contato esteve perto...ou não

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Durante algumas horas, o novo protocolo quase foi colocado em prática. É que o telescópio FAST da China captou um sinal enigmático, em junho, deixando os pesquisadores eufóricos, acreditando-se tratar do primeiro contato alienígena.

Mas a empolgação durou pouco, após cientistas do SETI decifrarem o sinal, explicando que a captação originou-se de uma interferência baseada na Terra.

3. Detecção de naves alienígenas por laser

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Uma nova maneira de detectar possíveis naves de ETs viajando pelo espaço foi proposta por físicos americanos. No sistema, o Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO), um dos maiores lasers do mundo, é usado para rastrear ondulações no espaço-tempo deixadas pelos veículos.

O mecanismo seria mais eficiente do que outros modelos atuais. No entanto, as ondulações detectáveis pelo laser teriam que ser produzidas por discos voadores de tamanho colossal, com medidas similares às do planeta Júpiter.

4. Novas soluções para o paradoxo de Fermi

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Duas novas soluções para o paradoxo de Fermi, que trata da discrepância entre a possibilidade de existir vida fora da Terra e a falta de contato destes seres, foram propostas em 2022. Uma delas, anunciada em maio, sugere que tais civilizações tenham entrado em colapso.

A segunda, revelada em dezembro, especula que ETs com conhecimentos avançados estejam interessados apenas em tecnologia sofisticada e não em "conversar". Diante da falta desses recursos por aqui, eles não teriam se interessado em manter contato.

5. Mudanças climáticas em Marte

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Um estudo sobre o clima de Marte, publicado em outubro, aponta que o Planeta Vermelho teve uma atmosfera semelhante à da Terra e abrigou micróbios primitivos que consumiam hidrogênio para produzir metano. Porém, o hidrogênio era essencial para manter temperaturas essenciais à vida marciana.

Ao consumi-lo, os micro-organismos acabaram com a nuvem de gases que mantinha o clima ideal para a vida em Marte, impedindo a evolução da vida complexa, segundo a pesquisa.

6. Relatórios do Pentágono

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por fim, destacamos os relatórios sobre OVNIs do Pentágono, revelados em maio. Os documentos foram acompanhados de vídeos como o de um jato militar perseguindo um estranho objeto voador.

Muitos dos eventos investigados não tiveram explicação, mas alguns provavelmente envolvem protótipos de drones de segurança, veículos hipersônicos de teste e até lixo transportado pelo ar, conforme os oficiais americanos. Eles passaram a tratar os avistamentos como fenômenos aéreos não identificados (UAPs).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: