5 civilizações escondidas debaixo de nossos pés reveladas pela tecnologia

11/01/2023 às 11:002 min de leitura

Nos últimos anos, arqueólogos vêm utilizando tecnologias aprimoradas de rastreamento para identificar vestígios escondidos da história humana. O avanço nesses estudos ganha novos contornos, em boa parte, graças ao desenvolvimento do equipamento a laser LiDAR ("detecção da luz e alcance", em tradução livre), favorecendo a descoberta de estruturas construídas pelo homem e que hoje estão desaparecidas — e invisíveis — sob nossos pés.

Conheça abaixo cinco civilizações antigas descobertas pela tecnologia óptica de detecção remota:

1. Civilização maia na Guatemala

(Fonte: Business Insider / Reprodução)(Fonte: Business Insider / Reprodução)

Por meio de pulsos de laser, pesquisadores detectaram, no norte da Guatemala, uma antiga sociedade maia data de quase 2.000 anos atrás. A região era constituída por centenas de sítios arqueológicos e abrangia um raio de mais de 1.600 quilômetros quadrados, abrigando aproximadamente 417 vilas. Curiosamente, o assentamento tinha dezenas de quadras semelhantes às de futebol e estava repleto de estradas navegáveis que permitiam o transporte dos povos.

2. Centenas de memoriais no México

(Fonte: Business Insider / Reprodução)(Fonte: Business Insider / Reprodução)

Um estudo divulgado em outubro de 2021 revelou que especialistas encontraram quase 500 sítios mesoamericanos que estimavam ter entre 2.000 e 3.000 anos de existência. Os locais estavam espalhados por quase 85 mil quilômetros quadrados e foram identificados entre os estados de Tabasco e Veracruz, no México. Segundo as pesquisas com o radar, esses locais memoriais consistem em um berço para as civilizações olmeca e maia.

3. Mais de 60.000 estruturas antigas na Guatemala

(Fonte: Business Insider / Reprodução)(Fonte: Business Insider / Reprodução)

Em 2018, pesquisadores utilizaram o LiDAR para mapear a região de Petén, na Guatemala. No berço dos maias, foram encontradas mais de 60.000 estruturas escondidas, incluindo estradas soterradas, fundações de residências, fortes militares, canais de irrigação, calçadas e outras construções de paisagens inimagináveis. Todos esses achados datam de algum momento entre os anos 650 d.C. e 800 d.C.

4. Obras de terraplanagem na Amazônia brasileira

(Fonte: Business Insider / Reprodução)(Fonte: Business Insider / Reprodução)

No Mato Grosso do Sul, Brasil, arqueólogos encontraram evidências de 21 locais que supostamente sustentaram uma civilização com cerca de um milhão de habitantes entre os anos de 1250 e 1500. A extensa área escondia mais de 80 obras de terraplanagem, bem como geoglifos de até 400 metros de diâmetro. Jonas Gregório de Souza, principal autor do projeto, classificou o achado como um "mosaico de culturas" e detalhou o sítio ao apresentar uma “cadeia contínua de assentamentos”.

5. Inúmeros assentamentos indígenas na Amazónia boliviana

(Fonte: Business Insider / Reprodução)(Fonte: Business Insider / Reprodução)

O LiDAR conseguiu rastrear ruínas ocultas de 26 assentamentos indígenas no território que atualmente se encontra a Bolívia. A pesquisa trouxe informações sobre nativos que prosperaram na densa floresta amazônica há mais de 600 anos e que integravam a cultura Casarebe, responsável por ocupar uma área de mais de 4.000 quilômetros quadrados entre os anos de 500 e 1400. Em meio a esses achados, se destacaram plataformas e pirâmides cônicas de até 21 metros de altura.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: