Artes/cultura
25/01/2023 às 13:00•2 min de leitura
Em termos históricos, 23 anos são quase nada comparado com tudo que a humanidade já viveu. No entanto, desde que viramos a página dos anos 2000, parece que muita coisa já aconteceu, inclusive avanços nas tecnologias de energia de fusão, o primeiro teste bem-sucedido de um avião de passageiros totalmente elétrico e o lançamento de vacinas contra a covid-19.
Tudo isso, contudo, é apenas uma parcela de tudo que a mente humana ainda é capaz de produzir. Então, o que devemos esperar especificamente para 2023? Nos próximos 12 meses, muita coisa está pronta para surgir, sair do papel e virar realidade. Veja só essa lista que separamos com as cinco maiores inovações que devem aparecer ao longo desse ano!
(Fonte: Shutterstock)
A cada ano que passa, o planeta clama pelo investimento em energias mais sustentáveis e 2023 deve dar início a uma história de veículos elétricos mais acessíveis, permitindo que uma maior parcela da população conduza por aí sem agredir o meio ambiente tanto assim.
Atualmente, a oferta mais barata da Tesla, o Model 3, custa cerca de US$ 47 mil, sendo o carro elétrico mais vendido nos Estados Unidos. Para este ano, a General Motors pretende lançar modelos mais baratos que custarão cerca de US$ 30 mil, expandindo as opções para motoristas com orçamentos reduzidos.
(Fonte: Shutterstock)
Ao longo dos últimos anos, os Estados Unidos têm batalhado para aumentar os seus investimentos em energia eólica. No entanto, tudo indica que 2023 será o ano em que esse tipo de tecnologia finalmente despontará no país. A empresa de energia Avangrid Renewables planeja levar o primeiro projeto eólico offshore em escala comercial para essa parte do mundo nesse ano.
O Vineyard Wind 1, como o projeto foi chamado, ficará a mais de 24 km da costa de Massachusetts, oferecendo uma capacidade de 800 megawatts. Enquanto isso, a construção de outros parques eólicos também estão em andamento.
(Fonte: Shutterstock)
Assim como aconteceu em 2022, a empresa do magnata Elon Musk, a SpaceX, continua com seus olhos na Lua. Nesse ano, a fabricante estadunidense de sistemas aeroespaciais enviará a Starship para seu primeiro voo de teste orbital. O objetivo desse foguete é conseguir levar astronautas à Lua e a Marte em uma década.
Embora possa demorar mais alguns anos para que os humanos pisem no satélite da Terra novamente, pousos comerciais não tripulados podem começar a operar em alguns meses. Caso tudo dê certo, a humanidade estará novamente mais próxima de desbravar o restante do universo.
(Fonte: Shutterstock)
Se 2022 foi marcado pelo fracasso dos planos do Metaverso, 2023 pode anunciar seu retorno com grandes melhorias na tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada como um todo. Nos próximos meses, o mundo deve observar o lançamento do fone de ouvido Meta Quest 3, que deverá trazer maior imersão no mundo online.
Além disso, os executivos da empresa de realidade virtual acreditam que chegou a hora desse tipo de tecnologia se concentrar menos em videogames e aumentar a promoção de outros recursos para os consumidores, como trabalhar em casa, exercitar-se e socializar.
(Fonte: Shutterstock)
Após as vacinas de mRNA contra a covid-19 da BioNTech e outras gigantes farmacêuticas se mostrarem um sucesso, cientistas têm trabalhado no desenvolvimento de mais imunizantes com base em mRNA para proteger os seres humanos de doenças potencialmente mortais.
Para 2023, a BioNTech planeja iniciar os primeiros testes em humanos para injeções contra tuberculose, malária e herpes genital. Além disso, a empresa suíça-americana de biotecnologia CRISPR Therapeutics pode fazer história ao receber a primeira aprovação regulatória para uma terapia de edição genética, que seria usada para o tratamento de doenças genéticas no sangue — como doença falciforme e talassemia beta.