Satélite sul-coreano revela imagens incríveis da Terra e da Lua

09/02/2023 às 13:002 min de leitura

O satélite sul-coreano Danuri entrou na órbita da Lua há cerca de um mês, após quatro meses de viagem. Agora, as primeiras imagens criadas por ele estão começando a chegar — e são impressionantes.

Os arquivos foram disponibilizados no site do Instituto de Pesquisa Aerospacial da Coreia do Sul (KARI, na sigla em inglês) e incluem várias paisagens do nosso único satélite natural. 

Porém, o que mais chamou a atenção foram as fotos em preto e branco da Terra, aparecendo no horizonte lunar. O Danuri também gravou um time-lapse da órbita da Lua ao redor do nosso planeta, ao longo de várias horas. 

Leia também: Programa Artemis: a missão da NASA para enviar humanos de volta à Lua

(Fonte: Korean Aerospace Research Institute/Reprodução)(Fonte: Korean Aerospace Research Institute/Reprodução)

O Danuri — chamado oficialmente de "Orbitador Lunar Descobridor Coreano" ou KPLO — é a primeira missão espacial desse país a ultrapassar a órbita terrestre. Seu nome é uma mistura das palavras "lua" (dal) e "aproveitar" (nurida), no idioma local

Ele foi lançado em agosto de 2022, a partir do Cabo Canaveral — o projeto é uma colaboração com a NASA, a agência espacial norte-americana —, e seu objetivo é mapear a superfície lunar para encontrar locais onde novas missões à Lua possam aterrisar. Desse modo, o Danuri irá contribuir bastante para o programa Artemis, da NASA, que pretende levar a humanidade novamente à lua e instalar uma base permanente por lá, até 2025. 

É interessante observar que, recentemente, a NASA anunciou que está em uma nova corrida espacial, dessa vez com a China. Seis décadas depois, a humanidade volta a correr para a Lua, agora com outros países envolvidos nas conquistas.

Muitas imagens de satélite, pelos próximos meses

(Fonte: Korean Aerospace Research Institute/Reprodução)(Fonte: Korean Aerospace Research Institute/Reprodução)

Nessa primeira leva de imagens, o Instituto de Pesquisa Aerospacial Coreano divulgou fotos tiradas pelo Danuri desde seu lançamento até a entrada em órbita, em meados de dezembro, incluindo também algumas imagens criadas durante a viagem — que durou quatro meses.

A partir de meados de setembro, por exemplo, o satélite tirou uma foto da Lua por dia para mostrar sua translação ao redor da Terra. Também registrou as 15 imagens que compõem o quadro acima: elas mostram a Lua se movendo durante três horas, no dia 25 de setembro.

Já na imagem abaixo, também criada durante a viagem, podemos ver a distância entre a Terra e nosso satélite natural.

(Fonte: Korean Aerospace Research Institute/Reprodução)(Fonte: Korean Aerospace Research Institute/Reprodução)

A partir de agora, o plano é que o Danuri analise também os interiores das crateras lunares, em busca de água congelada. Essas fotos, provavelmente, vão ficar menos interessantes... Porém, como o satélite sul-coreano ficará na órbita lunar por cerca de 11 meses, podemos esperar por mais novidades curiosas do Instituto de Pesquisas Aeroespaciais da Coreia.

Leia também: 6 fotos icônicas e importantes feitas do espaço

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: