Artes/cultura
22/04/2023 às 09:00•3 min de leitura
Com estilos arquitetônicos distintos e influências culturais diversas, os templos são uma fonte de admiração e inspiração para muitos. Essas edificações ao redor do mundo são um testemunho da rica herança religiosa e arquitetônica da humanidade.
Pensando nisso, separamos uma lista com sete dessas construções mais impressionantes e significativas de diferentes partes do globo, que possuem grande valor histórico e já serviram como um símbolo de devoção para milhares de pessoas.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Localizado em Roma, na Itália, este monumento histórico foi construído há cerca de 2 mil anos, sendo considerados um dos edifícios mais bem preservados da época romana. Sua cúpula impressionante chega a 43 metros de altura.
Ao longo dos séculos, ele foi convertido em uma igreja cristã, e atualmente está entre as atrações turísticas mais populares da região.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Este vasto complexo de templos tem uma área maior do que um quilômetro quadrado e está localizado em Luxor, a antiga cidade de Tebas na margem leste do rio Nilo, no Egito. Sua construção data de 2 mil a 4 mil anos, com diversas estruturas, pátios e obeliscos sendo construídos por diferentes faraós ao longo da história em homenagem ao deus Amon-Rá.
Entre suas partes mais famosas, destaca-se sua impressionante Grande Sala Hispostila, que abriga 134 colunas gigantes, cada uma com mais de 23 metros de altura.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Situado na região da Cidade Velha em Jerusalém, o Monte do Templo é considerado de grande importância para as três principais religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Na antiguidade, abrigou o Primeiro Templo, local sagrado para os judeus e portador da Arca da Aliança, e que foi destruído pelos babilônicos que saquearam a região em 586 a.C. Outra construção foi erguida no mesmo lugar pelo rei Herodes, porém sucumbiu a um ataque romano em 70 a.C. Atualmente, tudo o que restou do segundo edifício é o famoso Muro das Lamentações.
Além disso, a área também conta com o Domo da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa, duas das estruturas mais antigas do mundo islâmico, com a última sendo vista como o terceiro local mais sagrado para os muçulmanos depois da Meca e da Medina.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Angkor Wat fica na província de Siem Reap, no Camboja. Construído entre 1113 e 1150, é considerado a maior estrutura religiosa do mundo, sendo originalmente dedicado ao deus hindu Vishnu e posteriormente convertido em um templo budista.
A construção é famosa por seus intrincados detalhes arquitetônicos, incluindo esculturas em pedra e baixos-relevos que retratam cenas épicas das duas mitologias, além da torre central de 65 metros de altura, que por ser cercada por quatro torres menores e uma série de paredes, recria a imagem do Monte Meru, lugar lendário no hinduísmo que seria a morada dos deuses.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Este antigo monumento asteca está localizado em Teotihuacan, no México, uma das maiores cidades pré-colombianas da América Central e conhecida por seus impressionantes monumentos e arquitetura.
A construção em forma de pirâmide tem seis níveis, sendo famosa por suas colunas esculpidas em forma de serpentes emplumadas que representam a divindade Quetzalcóatl, uma parte importante da mitologia deste povo antigo. O templo também apresenta baixos-relevos intrincados e esculturas em pedra que retratam cenas da vida dessa civilização, além de representações de outros deuses e seres mitológicos.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Reconhecido como um Patrimônio Mundial pela UNESCO, este antigo mosteiro existe há 1.500 anos, passando por reformas e modificações ao longo do tempo. Ele foi construído no Monte Song, na China, local considerado pelos budistas de importância sagrada desde a antiguidade.
Além de suas impressionantes estruturas arquitetônicas, incluindo o Hall de Mahavira e a Floresta de Pagodes - que é composta por mais de 200 dessas estruturas — ele também é um destino famoso para estudantes e praticantes de artes marciais, que vêm de todo o mundo para aprender o Kung Fu Shaolin e experimentar a cultura e tradições do templo.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Esse monumento em formato de pirâmide tem cerca de 44 metros e nove níveis, sendo construído perto do ano 730, e está situado na área arqueológica de Tikal, na Guatemala.
Sua arquitetura é impressionante, com uma decoração repleta de esculturas em pedra que retratam cenas da mitologia e símbolos da realeza maia. Embora seja visto como um templo atualmente, também foi o local de descanso final de Jasaw Kaan K'awil, um rei que liderou as forças locais à vitória contra seu pior inimigo, a cidade rival de Calakmul.