Artes/cultura
28/04/2023 às 09:00•2 min de leitura
Um grupo de pesquisadores em Hong Kong descobriu recentemente uma nova espécie de água-viva que vive em um lago de camarão salobro. Inclusive, essa seria a primeira espécie de água-viva encontrada em águas chinesas. A criatura foi batizada de Tripedalia maipoensis em homenagem à Reserva Natural Mai Po, em Hong Kong, onde foi encontrada.
Além de possuírem um formato cúbico, serem completamente transparentes e incolores, e terem 12 tentáculos, essas águas-vivas chamam a atenção por outra característica marcante: seus 24 olhos dispostos em grupos de seis ao redor de seu sino em formato de caixa. Conheça mais sobre essa criatura peculiar nos próximos parágrafos!
(Fonte: HKBU/Divulgação)
Embora as Tripedalia maipoensis possuam uma enorme quantidade de olhos, somente dois deles têm lentes feitas para a formação de imagens. Todas as outras, por sua vez, servem apenas para sentir a luz ao redor ao animal. Através da comparação da morfologia dessas criaturas com outras espécies conhecidas de água-viva, os cientistas foram capazes de afirmar que se tratava de uma nova espécie.
Assim como alguns de seus parentes mais próximos, a T. maipoensis tem uma picada venenosa com capacidade para atordoar outros animais. No caso específico dessa descoberta, as águas-vivas encontradas na Reserva Natural Mai Po foram vistas atordoando os minúsculos camarões que moram naquela região.
O que os cientistas não sabem, entretanto, é se elas também podem picar humanos e qual o grau de intensidade desse veneno. De acordo com o autor do estudo e professor da Universidade Batista de Hong Kong, Qiu Jianwen, essas águas-vivas são bastante abundantes e podem ser encontradas em grupos de até 400 indivíduos em determinada área da lagoa. Os animais analisados foram coletados entre 2020 e 2022, fornecendo uma grande amostragem para o estudo.
(Fonte: GettyImages)
De acordo com o documento publicado pelos pesquisadores na revista Zoological Studies em 20 de março de 2023, a espécie recém-descoberta é prima da água-viva australiana Chironex fleckeri, chamada de vespa-do-mar e conhecida por ser o animal marinho mais venenoso do mundo. No entanto, a espécie oceânica é muito maior do que a que foi encontrada em Hong Kong.
Com tentáculos que podem crescer até surpreendentes 3 metros de comprimento, o espécime australiano tem uma picada que pode ser fatal para os seres humanos — desligando o sistema nervoso central da vítima em minutos. Frequentemente, pessoas picadas por um desses animais morrem afogadas antes de chegarem à costa para receber atendimento.
“Encontrar uma nova espécie em Mai Po, onde uma extensa pesquisa foi realizada, destaca o potencial para mais descoberta de vida marinha em Hong Kong e até mesmo nas águas costeiras chinesas”, afirmou Qiu no vídeo de divulgação da descoberta. Durante os próximos meses, os cientistas esperam conseguir obter novos dados sobre essas minúsculas criaturas para entender melhor o papel que elas exercem na natureza.