Estilo de vida
09/05/2023 às 09:00•3 min de leitura
Comprar um forno novo é uma tarefa que requer tempo e bastante pesquisa, especialmente para garantir que você adquira um produto que vai atender suas necessidades no dia a dia. Só que uma das suas primeiras decisões neste caso é escolher entre um forno a gás ou um forno elétrico. Os dois possuem suas próprias vantagens e pontos negativos, o que torna essa escolha bem difícil se você não sabe exatamente do que precisa. Para te ajudar nessa questão, vamos falar dessas diferenças e o que você pode esperar dos dois tipos de forno. Confira tudo à seguir!
O forno a gás ainda é uma das opções mais populares ao redor do mundo. (Fonte: Getty Images)
Caso você não saiba tanto sobre esses dois tipos de forno, pode não ter noção de suas principais diferenças. No geral, o que você precisa saber é o seguinte:
Atualmente, há uma grande preocupações sobre as emissões do forno a gás. (Fonte: Getty Images)
Embora seja uma escolha popular há tanto tempo, o forno a gás começou a trazer preocupações para muitas famílias ao redor do mundo nos últimos anos, especialmente com diversos estudos apontando como a emissão de metano, benzeno e dióxido de nitrogênio no ar. Além disso, é comum que um pouco gás vaze mesmo quando o forno não está sendo usado, um evento que pode passar despercebido na maior parte das vezes.
Tudo isso pode contribuir para problemas respiratórios para quem mora em uma casa com um forno a gás e problemas para o meio ambiente por causa do metano. Nos Estados Unidos, já há uma iniciativa por parte da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC) para que novos modelos deste tipo de forno tenham uma redução nessas emissões. Em comparação, os fornos elétricos não possuem qualquer tipo de emissão e têm o sistema de desligamento automático para evitar acidentes, o que passa uma sensação maior de segurança aos seus usuários.
Felizmente, nenhum tipo de forno vai ter tanto impacto no sabor da sua comida
Faz tempo que se debate sobre qual tipo de forno é realmente o melhor na hora de cozinhar. Por muito tempo, o forno a gás era considerado mais interessante para pratos que levavam mais tempo para se preparar ou só para atingir temperaturas mais altas. Atualmente, muitos modelos de fornos elétricos possuem sistemas que conseguem os mesmos resultados, o que levou mais chefs profissionais a aderirem à mudança.
Com os fornos elétricos por indução também sendo mais eficientes e gastando menos energia do que modelos mais básicos, essa se torna a escolha óbvia de muitas pessoas. A maior desvantagem nesse caso é que fornos por indução não podem ser usados com todos os utensílios de cozinha que existem por aí, o que ainda pode levar muitos cozinheiros a optarem pelo tradicional forno a gás.
No geral, nenhum dos dois fornos vai produzir comidas mais deliciosas por conta própria, mas eles podem ser usados de maneira mais conveniente dependendo das suas próprias necessidades. Por isso, o melhor é sempre escolher o tipo de forno que te atende da forma que você precisa e não baseado em como o modelo funciona para outras pessoas.