Nova York pode estar afundando por causa do peso dos edifícios

22/05/2023 às 08:002 min de leitura

Com certeza, a imagem que você mantém em mente de Nova York envolve a grande quantidade de belos prédios presentes na metrópole, certo? Pois saiba que alguns pesquisadores estão defendendo a ideia de que a cidade pode estar afundando por conta do peso combinado de seus imponentes edifícios.

Segundo os autores do estudo, entender por que algumas áreas de Nova York podem estar afundando traz uma pista para se prever como será o futuro, devido às mudanças climáticas transcorridas nos últimos séculos. O que os pesquisadores afirmam é que provavelmente haverá o aumento do nível do mar na costa atlântica da América do Norte em níveis três ou quatro vezes mais rápidos do que a média global.

O estudo foi realizado por três oceanólogos da Universidade de Rhode Island e um pesquisador do US Geological Survey, que publicaram suas descobertas na revista científica Earth's Future. “O aumento do nível do mar eventualmente representará desafios de inundação em Nova York e para todo o globo”, afirmou Tom Parsons, geofísico do US Geological Survey, à revista Live Science. 

As razões para o afundamento

(Fonte: Time Out)(Fonte: Time Out)

A metodologia usada é bem curiosa. Os estudiosos estimaram inicialmente o peso cumulativo dos edifícios de Nova York em 1,68 trilhão de libras. Em seguida, eles calcularam a pressão descendente que esses edifícios exercem sobre a mistura de argila e areia que compõe a maior parte do solo da cidade. 

Os dados coletados sugerem que a cidade está afundando, em média, cerca de um a dois milímetros por ano. Algumas regiões específicas, como Lower Manhattan, Brooklyn e Queens, mostram uma propensão a afundar mais rapidamente.

Uma hipótese levantada que é esse fenômeno tenha uma explicação natural. Durante a última era glacial, o planeta era coberto por áreas gigantes de gelo, o que fez com o que o solo abaixo dessas camadas afundasse e as "bordas" da terra inclinassem para cima. Quando esse gelo derreteu, as áreas empurradas para cima teriam começado a afundar.

A participação dos edifícios

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Ainda assim, os pesquisadores querem seguir explorando a relação do afundamento com causas artificiais, como a grande presença de edifícios. A massa dos 1.084.954 prédios divididos nos cinco distritos da cidade de Nova York cria um peso que pode ter uma participação considerável no fenômeno. Uma pista para acreditar nisso é que algumas áreas têm descido mais rapidamente que as outras.

Embora dois milímetros por ano possa parecer pouco, os autores do estudo afirmam que esta é uma quantidade suficiente para causar problemas futuros, especialmente nas cidades da costa. "A combinação de subsidência tectônica e antropogênica, aumento do nível do mar e aumento da intensidade dos furacões implica um problema acelerado ao longo das áreas costeiras e ribeirinhas. A exposição repetida de fundações de edifícios à água salgada pode corroer o aço de reforço e enfraquecer quimicamente o concreto, causando enfraquecimento estrutural", explica o documento da pesquisa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: