Como saber que horas são na Lua?

27/05/2023 às 11:002 min de leitura

Para a organização da vida e do bem-estar de todos, temos zonas de horários pré-definidos na Terra. Porém, o que acontece quando os astronautas saem em missão na Lua? Usa-se um horário universal ou o do país de origem dos exploradores espaciais?

Por padrão, o sistema de tempo universal (o mesmo do Meridiano de Greenwich) é o mais aceito na Lua, mas isso não chega a ser uma regra – afinal, não há um acordo para isso, e em muitos casos o horário adotado tem por base o país de origem da missão.

Para deixar esse sistema mais uniforme, a Agência Espacial Europeia (ESA) está conversando com outras agências espaciais ao redor do globo para tentar definir um horário a ser utilizado por todos na Lua.

Trabalho conjunto

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo informações que estão na rede, a ESA revelou que já está trabalhando nessas questões desde novembro de 2022. Como nos próximos anos teremos mais 10 missões tendo a Lua como objeto de estudo, definir um horário para usar no satélite da Terra se tornou algo essencial.

Apesar de tais conversas ainda estarem em estágios iniciais, todos os envolvidos concordaram com a importância de definir um horário para a Lua. Isso ajudaria, por exemplo, que missões diferentes pudessem agir de maneira coordenada entre si, criando inclusive uma unidade de tempo para facilitar o monitoramento da passagem de sondas e outros objetos.

Com tudo isso em mente, a ESA deu início à iniciativa Moonlight, que vai funcionar em conjunto com o Lunar Communications Relay and Navigation System da NASA. Entretanto, a Moonlight vai precisar de uma escala de tempo compartilhada para facilitar elementos como fixação de posições, por exemplo.

Missão complicada

Getty Images(Fonte: Getty Images)

Tentar definir um horário a ser utilizado na Lua é algo que certamente levará algum tempo, especialmente se considerarmos algumas variáveis. Como a gravidade no satélite é um pouco mais baixa, o tempo passa de maneira diferente por lá: em comparação com o nosso planeta, o dia ganha cerca de 56 microssegundos para cada ciclo.

Outro ponto é um debate referente ao uso do tempo terrestre como referência ou a possibilidade de criar algo totalmente novo para a Lua. Seja como for, essa é uma conversa que ainda deve ir longe, especialmente se considerarmos que não existe uma autoridade máxima extraplanetária para nortear todas as decisões – ou seja, tudo funcionaria na base de acordos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: