Estrela anã branca está virando um diamante gigante

16/06/2023 às 04:002 min de leitura

Uma estrela anã branca recém-descoberta parece estar se cristalizando à medida que esfria, se transformando em um “diamante celestial”, como revela um artigo publicado no dia 5 de junho na plataforma arXiv. O trabalho conta com especialistas internacionais e é liderado por uma equipe de astrônomos da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália.

Localizada a 104 anos-luz de distância da Terra, a estrela denominada HD 190412 C faz parte de um sistema estelar quádruplo conhecido como HD 190412. Composta principalmente de oxigênio metálico e carbono, ela tem idade estimada em 4,2 bilhões de anos.

Os dados usados na pesquisa, aproveitados da missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA), indicam que a estrela apresenta temperatura de aproximadamente 6.300 graus Celsius. Tal detalhe permite incluí-la na faixa de anãs brancas se cristalizando, conforme os autores.

(Fonte: Centro de Astrofísica de Harvard/Reprodução)(Fonte: Centro de Astrofísica de Harvard/Reprodução)

Além disso, o sistema do qual ela faz parte, cuja idade foi calculada em 7,3 bilhões de anos, possui outras estrelas que não iniciaram o colapso que as transformará em anãs brancas. Esta informação, junto com a sua localização em relação ao nosso planeta, foi crucial para estimar a quantidade de metal presente no núcleo da HD 190412 C.

Processo demorado

Quando esgotam o combustível necessário para a fusão nuclear, as estrelas com massa oito vezes inferior à do Sol se transformam em anãs brancas. Altamente densos, estes objetos celestes passam por um resfriamento após o colapso, resultando na cristalização.

Como o processo de cristalização demora em torno de 1 quatrilhão de anos e o universo tem 13,8 bilhões de anos, os astrônomos ainda não conseguiram observar uma estrela totalmente transformada em diamante. No momento, é possível somente identificar sinais do início da transição.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Vem daí a importância da descoberta, pois foi identificada uma estrela nos estágios iniciais da cristalização, como sugerem suas propriedades. O que os pesquisadores ainda não sabem é se a HD 190412 C realmente possui diamante em seu interior.

A existência de outros sistemas com características semelhantes às do HD 190412, entre os quais o que abriga a estrela Sirius, sugere que há outras anãs brancas se transformando em diamante mais próximas da Terra do que se imaginava. “Concluímos que a descoberta do sistema HD 190412 abriu um novo caminho para a compreensão das anãs brancas cristalizadas”, disseram os autores.

Sol terá o mesmo destino?

No final da sua existência, quando queimar todo o seu combustível, o Sol deverá passar por um processo semelhante ao observado na estrela deste estudo. O lançamento de material ao espaço, o colapso e o resfriamento são algumas das fases de transição, até o astro se tornar uma anã branca.

O processo de transformação do Sol em uma bola de cristal celeste deve ser iniciado em cerca de 10 bilhões de anos, conforme as estimativas mais recentes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: