'Casa viking gigante' é encontrada por arqueólogos na Noruega

26/07/2023 às 06:302 min de leitura

As escavações realizadas por arqueólogos na vila de Sem, no interior da Noruega, desde o início do verão no Hemisfério Norte, resultaram na descoberta dos restos de uma casa viking gigante, com proporções diferentes das outras já encontradas no país. Os especialistas suspeitavam da existência da construção desde uma expedição realizada em 2014.

Em entrevista ao site Science Norway na última quinta-feira (20), o líder da escavação, Christian Løchsen Rødsrud, revelou detalhes do trabalho. De acordo com ele, a equipe localizou uma série de postes que fariam parte da fundação do imóvel histórico.

Os achados na vila próxima à cidade de Tønsberg sugerem que a casa viking se estendia por pelo menos 45 m de largura e 9 m de altura, o equivalente a duas quadras de tênis. Porém, é possível que a residência seja muito maior, continuando por uma estrada próxima e um campo ainda não escavados.

(Fonte: Science Norway/Reprodução)(Fonte: Science Norway/Reprodução)

Conforme o arqueólogo, esta construção em Sem provavelmente tinha paredes sustentando o teto, diferente de outros prédios pré-históricos dali, nos quais a sustentação era feita por postes no interior da construção. E há mais postes próximos de onde ficavam as paredes, com a distância entres eles sugerindo que podem ter sido inclinados para apoiar o telhado ou que existissem passagens laterais.

Idade indefinida

Apesar da descoberta, os arqueólogos não conseguiram determinar, com exatidão, a idade da casa viking achada na Noruega. A principal hipótese é de que ela seja realmente da Era Viking, tendo sido construída entre os anos 800 d.C. e 1600 d.C., mas não se descarta que a estrutura seja mais antiga.

Essa possibilidade se deve à presença de fragmentos de cerâmica na vila norueguesa, que possivelmente eram do início da Idade do Ferro, de 500 a.C. a 800 d.C., sugerindo uma idade maior da construção. Mas ainda não há confirmação de que o material pertencesse ao imóvel.

(Fonte: Science Norway/Reprodução)(Fonte: Science Norway/Reprodução)

Para tirar todas as dúvidas a respeito da idade da casa, os especialistas aguardam o resultado da datação por radiocarbono utilizada para analisar sementes e carvão coletados ao longo do trabalho de escavação.

Riqueza e festividades

A região em que a casa viking norueguesa foi erguida possivelmente era habitada por integrantes da realeza do país. Escavações anteriores terminaram com as descobertas de moedas, joias e outros artefatos associados ao rei Christian IV da Dinamarca, que governou entre os anos 1588 e 1648.

Especula-se que o monarca tenha se hospedado no local em diversas ocasiões, onde era servido por pessoas comuns. Vestígios de casas menores, provavelmente pertencentes aos empregados do rei, também foram encontrados nas proximidades.

(Fonte: Science Norway/Reprodução)(Fonte: Science Norway/Reprodução)

Nestes imóveis, havia fossos de cozinha onde os populares prepararam refeições para grandes eventos festivos, durante os quais importantes decisões políticas eram tomadas. Segundo Rødsrud, a análise dos objetos encontrados na área permitirá revelar “todos os segredos do local”.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: