Nova espécie de dinossauro é descoberta na Tailândia

28/07/2023 às 13:002 min de leitura

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta na Tailândia, onde uma vez vagou cerca de 145 milhões a 163 milhões de anos atrás, durante o período Jurássico. O Minimocursor phunoiensis, como foi batizado cientificamente, foi identificado graças a um esqueleto bem preservado desenterrado na Formação Phu Kradung em Phu Noi, no norte do país.

Segundo os pesquisadores, essa região já é famosa pela sua riqueza de espécimes e por ter produzido um esqueleto "excepcionalmente articulado", o que representa um dos dinossauros mais bem preservados já encontrados no sudeste da Ásia. Ficou curioso para saber mais sobre essa descoberta? Acompanhe os próximos parágrafos!

Mais velho do seu tipo

(Fonte: Sita Manitkoon/Divulgação)(Fonte: Sita Manitkoon/Divulgação)

Conforme explica o estudo publicado na revista digital Diversity, o M. phunoiensis faz parte dos Neornithischia, um clado da ordem dos dinossauros Ornitihischia. Esses são dinossauros principalmente herbívoros, com os ornitópodes, marginocéfalos e vários outros pequenos dinossauros bípedes entre seus membros.

Dentro desse grupo, a nova descoberta feita na Tailândia seria o exemplar mais antigo de neornitíquios no sudeste da Ásia e também o primeiro dinossauro nomeado na Formação Phu Kradung. Segundo o estudo, a espécie foi encontrada pela primeira vez na região em 2012, mas tem sido analisada nos mínimos detalhes desde então.

Após uma década de estudos em laboratório, os arqueólogos descobriram uma série de características únicas sobre essas incríveis criaturas. Por exemplo, os M. phunoiensis possuíam uma protuberância jugal — o que significa uma protuberância óssea na mandíbula — e também uma saliência bastante singular na região da pelve.

Detalhes sobre a espécie

(Fonte: Sita Manitkoon/Divulgação)(Fonte: Sita Manitkoon/Divulgação)

Conforme mostram os estudos, acredita-se que esses dinossauros, quando adultos, poderiam ter crescido até os 2 metros de comprimento, com base em um fêmur de 26 centímetros que foi encontrado na região. Para métodos de comparação, é como se esses animais extintos tivessem o tamanho de um leão ou de uma lhama.

Em relação a outros dinossauros que andaram pela Terra, essa é uma espécie relativamente pequena, sem contar que suas pernas parecem ter se adaptado para correr rapidamente. Inclusive, esse foi um dos motivos de terem recebido o nome Minimocursor, o que significa "menor corredor" em latim.

Em entrevista concedida à New Scientist, o principal autor do estudo, Sita Manitkoon, relevou que a análise feita sobre os dentes desses dinos sugere que eles se alimentavam apenas de plantas. Além disso, pelo menos 10 espécies foram encontrados no local em Phu Noi, levando Manitkoon a acreditar que esse provavelmente era um animal comum e generalizado na região.

“A descoberta deste dinossauro fornece novas informações sobre a biodiversidade, biogeografia e história evolutiva inicial dos neornitísquios durante o intervalo de tempo do Jurássico Superior ao Cretáceo Inferior”, escreveram os pesquisadores no documento final. Em um adendo, os arqueólogos também destacaram que muitos dos ossos restantes ainda estão em preparação e devem ser estudados profundamente no futuro, o que pode trazer ainda mais informações sobre a espécie e seu habitat natural.