Conheça os robôs mais estranhos e divertidos da World Robot Conference

30/08/2023 às 09:002 min de leitura

A World Robot Conference é uma conferência anual de robôs que reúne uma coleção inóspita de humanoides, animais, ciborgues, máquinas industriais, borboletas mecânicas e outros tipos de objetos automatizados. O evento foi realizado pela primeira vez em 2015, e serve como um ponto de encontro entre inventores, designers, estudantes, investidores e até visitantes que estão interessados em conferir os últimos avanços da inteligência artificial.

Em 2023, a conferência ocorreu em Pequim, na China. Trouxemos aqui alguns dos projetos que passaram por lá e que podem em breve estar bem próximos de você.

1. Um robô gatinho

(Fonte: Du Jianpo / VCG via Getty Images)(Fonte: Du Jianpo / VCG via Getty Images)

Na conferência em Pequim, foi possível ver que a IA também pode gerar alguns pets fofinhos, como mostra esta foto em que uma criança chinesa acaricia um gato. Os bichos automatizados podem ser a opção ideal para quem quer evitar a sujeira ou os miados indesejados.

2. Robôs capazes de dançar e fazer coreografias

(Fonte: Future Publishing via Getty Images)(Fonte: Future Publishing via Getty Images)

Na World Robot Conference, há também várias demonstrações de que a inteligência artificial já é capaz de realizar atividades que antes pareciam exclusivamente humanas. Nesta imagem, exibe-se uma dança coreografada de robôs humanoides. No primeiro semestre de 2023, a produção de robôs aumentou em 5,4% na China.

3. Novos recursos tecnológicos para auxiliar humanos

(Fonte: Zhan Min/VCG via Getty Images)(Fonte: Zhan Min/VCG via Getty Images)

A feira ainda se destina à exibição de novos dispositivos que servem para criar uma interface cérebro-computador (BCI), tal como estes são mostrados nesta foto. As BCIs são tecnologias que podem ser altamente benéficas a certas camadas da população — podendo auxiliar, por exemplo, pessoas com problemas de mobilidade ou com alguma deficiência motora.

4. Cães robôs

(Fonte: VCG via Getty Images)(Fonte: VCG via Getty Images)

Os cães robôs já são um clássico nas demonstrações de feiras de tecnologia. Este é o Unitree Go1, um robozinho "vira lata" chinês que serve de companhia, além de desempenhar pequenas tarefas para o seu dono, como carregar uma garrafa de água ou uma cesta de compras. De todo modo, vale saber que o preço dele ainda é bem salgado: custa cerca de RS$ 13 mil.

5. Robôs que demonstram expressões humanas

(Fonte: VCG via Getty Images)(Fonte: VCG via Getty Images)

Um hit da World Robot Conference é exibir robôs que são capazes de reproduzir feições e expressões humanas. É o caso destes da foto, com pele sintética e que conseguem piscar, fazer caretas e balançar a cabeça. Ao fundo, cabeças de filósofos, como Confúcio, dão um charme a mais à cena.

6. Máquinas que desempenham atividades que exigem habilidades manuais

(Fonte: Xinhua)(Fonte: Xinhua)

Há algumas décadas, seria impossível imaginar que um robô teria a capacidade de desempenhar atividades que requisitam habilidades exclusivamente humanas, como o desenho a mão. Mas estão aí os softwares de inteligência artificial para nos provar que isso não faz parte mais da ficção. Este simpático robô de boina e bigode consegue até fazer uma caricatura de uma criança.

7. Dispositivos capazes de fazer tarefas industriais

(Fonte: VCG via Getty Images)(Fonte: VCG via Getty Images)

A parte industrial das tecnologias de automação está entre as grandes atrações da World Robot Conference. Nesta foto, pode-se ver a capacidade de soldagem de automóveis de uma dessas máquinas. A feira trouxe outros recursos inovadores, como braços robóticos para serem usados na indústria têxtil.

Esta é uma das áreas de maior investimento da China, uma vez que o presidente Xi Jinping já declarou que tem o objetivo de modernizar a indústria do país e afastar de vez a concepção de que a nação estaria mais voltada à produção de bens de baixo custo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: