Estilo de vida
08/09/2023 às 08:00•2 min de leitura
Em abril deste ano, uma trend no TikTok sobre espelhos deixou muitas pessoas assustadas. Nos vídeos, os internautas mostravam que as engenhocas prateadas possuíam a habilidade "mágica" de enxergar objetos mesmo quando eles estavam escondidos da visão humana. A realidade, porém, é que nunca se tratou de algo sobrenatural.
A viralidade desses vídeos sempre foi baseado na ciência — especificamente óptica. Então, se você foi uma das pessoas que simplesmente não conseguiu entender como todo esse processo mirabolante funcionava, nós separamos algumas informações para deixar tudo mais simples e claro.
@curvelinefilms How can the mirror still see the hand? #magictrick #handinmirror #mirrortricks #explainthis ? original sound - Curveline
Quando falamos sobre espelhos, um grande equívoco comum cometido pelas pessoas foi descoberto: muita gente acreditava que os espelhos eram capazes de inverter imagens da esquerda para a direita — parecido com o que acontece quando se tira uma foto com uma câmera.
Muitos vídeos usam exemplos visuais para tentar comprovar essa tese, como mostrando livros, jornais ou qualquer texto escrito diante de um espelho e vendo o texto invertido. Porém, lembre-se que, nesse caso, estamos falando sobre espelhos planos.
Essa suposta "virada" de um lado para o outro é apenas uma grande ilusão de óptica, o que faz com que nossos cérebros cheguem a conclusões erradas. Para comprovar esse erro, basta encontrar um objeto que tenha frente e traseira claras. Segure-o na mão com a frente apontando para a direita enquanto estiver na frente do espelho.
Você verá que esse objeto estará apontado para a mesma direção. Se os espelhos planos realmente tivessem virando as coisas da esquerda para a direita, deveríamos estar nos perguntando por que eles não estão virando de cima para baixo. A realidade, sendo assim, é que eles não estão mudando em nenhuma direção específica. Na verdade, os espelhos somente criam uma versão de dentro para fora do nosso mundo.
(Fonte: GettyImages)
Pense no espelho como se tivesse usando uma luva. A luva usada na mão esquerda não servirá para a mão direita. Porém, se você virá-la do avesso, tudo estaria certo. É exatamente assim que as leis da óptica se aplicam aos espelhos planos. Se você olha para um objeto, pode imaginar a luz se movendo em linhas retas entre seus olhos e ele.
Quando a luz se encontra com um espelho, ela reflete dependendo do ângulo em que atinge ele. É assim que você pode ver por trás de uma folha de papel quando ela está apontada para o espelho. Contudo, olhar diretamente para a imagem refletida nele é como se você estivesse observando uma máscara perfeita do seu rosto que foi virada do avesso.
O lado direito dessa máscara precisa estar voltado para o lado direito do seu corpo. Você pode até mesmo se perguntar então por que textos estão invertidos e o motivo é semelhante. Ao tentar olhar o texto no espelho, viramos a página. Se pudéssemos ver através do papel onde esse texto foi escrito, também veríamos a escrita da mesma forma.
Portanto, por mais que os espelhos sejam objetos tão comuns em nossas vidas, eles são tão engenhosos ao ponto de nos surpreendermos até hoje com suas particularidades — tal como acontecia com nossos antepassados. No fim das contas, a física é quem dita essa relação.