Artes/cultura
11/09/2023 às 09:30•2 min de leitura
Você já deve ter percebido que durante dias muito quentes a maioria das tecnologias não funcionam tão bem quanto você esperaria. Isso vale para o seu celular ou até mesmo para o carro que você dirige.
No fim das contas, muitas máquinas não foram fabricadas para operar direito sob a influência do calor extremo, tornando-se menos eficientes e se degradando rapidamente. Então, qual é o motivo das altas temperaturas terem tamanha influência na funcionalidade desses dispositivos?
(Fonte: Getty Images)
Assim como os seres humanos, as máquinas também precisam se refrescar para conseguirem operar no seu melhor estado. Em temperaturas mais altas, seja devido ao clima ou ao excesso de calor irradiado das próprias máquinas, seus materiais podem sofrer deformações. À medida que as temperaturas sobem, as moléculas dos componentes vibram mais, o espaço médio entre elas aumenta e tudo acaba se expandindo.
Porém, esse é apenas o começo do problema. As altas temperaturas também podem alterar o comportamento dos óleos do motor de um carro, ocasionando eventuais falhas. Por exemplo, uma onda de calor torna um motor quase 17?°C mais quente do que o normal, o que altera a viscosidade dos óleos usados para seu funcionamento.
Fluidos como óleos de motos tornam-se mais finos à medida que aquecem, o que significa que eles podem não ser mais espessos o suficiente para lubrificar adequadamente e proteger as peças do motor contra maior desgaste. Além disso, um dia quente fará com que o ar dentro dos pneus se expanda e aumente a pressão das rodas, podendo também causar aumento do desgaste e risco de derrapagem.
Aviões, assim como os carros, também não foram projetados para decolar em temperaturas extremas. Em dias muito quentes, o ar começa a se expandir e a ocupar mais espaço do que antes, diminuindo sua densidade. Essa redução diminui a quantidade de peso que o avião pode suportar durante o voo, causando atrasos ou até mesmo cancelamento de voos.
(Fonte: Getty Images)
Em geral, aparelhos eletrônicos como celulares e computadores pessoais estão entre os que mais sofrem com o aumento de temperaturas. Isso porque, como dito anteriormente, temperaturas elevadas deformam materiais, potencialmente causando desgaste prematuro e falha dos aparelhos.
As baterias de íon de lítio degradam-se mais rapidamente em temperaturas operacionais mais altas. Isso ocorre porque essa elevação da temperatura aumenta a taxa de reações dentro da bateria, incluindo reações de corrosão que esgotam o lítio. Esse processo desgasta sua capacidade de armazenamento, com estudos mostrando que baterias podem perder até 20% de sua autonomia quando expostas a condições meteorológicas acima dos 32?°C.
(Fonte: Getty Images)
As ondas de calor e o aumento das temperaturas têm se tornado uma forte realidade no mundo todo devido ao aquecimento global — representando problemas significativos a curto e a longo prazo. Felizmente, existem algumas coisas que podem ser feitas para tentar minimizar os danos.
Em primeiro lugar, certifique-se de que suas máquinas sejam mantidas em um espaço bem isolado e refrigerado, sempre fora da luz solar direta. Depois, considere utilizar dispositivos de alta energia ou carregar os dispositivos fora dos horários de pico, quando menos pessoas utilizam eletricidade. Isso costuma ajudar a evitar escassez de eletricidade local e diminuir os efeitos negativos nos dispositivos.