6 robôs supertecnológicos (e superassustadores!)

02/11/2023 às 02:003 min de leitura

Se qualquer escritor de ficção científica dos anos 1950 estivesse vivo, ele provavelmente se frustraria com a falta de robôs circulando por aí em 2023. Mas isso não significa que ninguém esteja tentando. Várias empresas e universidades já desenvolveram robôs que chamam atenção pelos seus atributos e também por serem um tanto quanto assustadores. Conheça 6 deles.

6. Mini Chita do MIT

Mini CHita do MIT. (Fonte: MIT/Youtube/Reprodução)Mini CHita do MIT. (Fonte: MIT/Youtube/Reprodução)

Esse pequeno robô de cerca de 51 cm pode parecer inofensivo, mas seus atributos assustam quando necessário. Ele pode realizar acrobacias, como saltos mortais para trás, além de alcançar 9 km/h de velocidade. Pode não parecer muito, mas ver um robô correndo em sua direção deve ser assustador.

O robô do MIT pode ser configurado para várias tarefas, como vigilância, transporte de pacotes e missões de resgate.

5. Diego-San: o bebê robô

Detalhe de Diego-San. (Fonte: YouTube/Reprodução)Detalhe de Diego-San. (Fonte: YouTube/Reprodução)

O que pode ser mais assustador do que um robô semirrealista? Isso mesmo, um bebê robô semirrealista. Diego-San foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia para estudar o modo como crianças aprendem e se desenvolvem. O robô, de 1,2 metro, pode simular diversas emoções humanas graças a seu rosto com 27 partes móveis. Além disso, ele tem movimentos nas mãos capazes de simular como crianças pegam objetos. A mistura de um rosto com algum grau de similaridade a um bebê e o resto do corpo coberto de fios e placas de metal é o que torna a visão assustadora.

4. Handle

Handle em salto. (Fonte: BostonDynamics/Youtube/Reprodução)Handle em salto. (Fonte: BostonDynamics/Youtube/Reprodução)

Handle é um robô desenvolvido pelo grupo Boston Dynamics para ser uma revolução em armazéns e indústrias de logística. Com quase 2 metros de altura e a capacidade de saltar até 1,2 m, Handle assusta pelo seu porte e agilidade. Movendo-se sobre duas rodas, ele pode atingir 14,4 km/h e realizar diversos movimentos, como rodar, alterar a movimentação das “pernas” e carregar materiais de até 45 kg facilmente.

3. SpotMini

Possibilidades de movimento do SpotMini. (Fonte: BostonDynamics/Youtube/Reprodução)Possibilidades de movimento do SpotMini. (Fonte: BostonDynamics/Youtube/Reprodução)

Outra invenção da Boston Dynamics capaz de tirar o sono de quem tem medo de robôs é o SpotMini. Com altura de 90 cm, o robô pode lembrar um cachorro, porém seu corpo — cheio de metal aparente —, o pescoço — que parece uma girafa invertida — e a cabeça — parecendo de dinossauro prateado — tornam a invenção um pouco difícil de amar.

Ele se movimenta silenciosamente como um quadrúpede e pode subir escadas e driblar obstáculos. Além disso, ele pode usar uma espécie de braço para abrir maçanetas ou pegar objetos. Seu objetivo é ser usado nas indústrias de construção, em busca, salvamento e segurança.

2. Actroid

Todo "realismo" da Actroid. (Fonte: YouTube/Reprodução)Todo "realismo" da Actroid. (Fonte: YouTube/Reprodução)

Segundo a Kokoro Company, fabricante da Actroid, este é o robô que mais se parece com um ser humano. De fato, os criadores merecem crédito: o robô utiliza inteligência artificial para interagir com as pessoas e faz movimentos com um certo grau de realismo. O que mais chama atenção é a pele, feita de silicone, para simular até o grau de elasticidade da pele humana. Mas olhando de perto, não dá para não ter aquela sensação que algo está errado ou que seja desagradável. De qualquer forma, o objetivo do robô é bem amplo, indo desde a possibilidade de dar palestras ou treinamentos até o entretenimento.

1. SociBot

SociBot do grupo Engineered Arts. (Fonte: EngineeredArts/YouTube/Reprodução)SociBot do grupo Engineered Arts. (Fonte: EngineeredArts/YouTube/Reprodução)

Se alguns robôs dessa lista assustam pela sua tentativa de fazer o hardware parecer mais humano, o SociBot assusta pela capacidade da sua inteligência artificial. Formado por um manequim sem braços, nem pernas, e uma cabeça pouco realista, o SociBot é equipado com várias câmeras que lhe conferem uma incrível capacidade de reconhecimento facial. Com isso, ele pode interagir de forma personalizada com várias pessoas em uma multidão. Além disso, este robô, desenvolvido pela Engineered Arts, tem algoritmos capazes de decifrar emoções nos humanos com quem interage e reagir a elas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: