Ciência
30/12/2023 às 04:30•2 min de leitura
A água pode ter propriedades fascinantes e muitas vezes desconhecidas. Ao longo dos anos, cientistas têm dedicado esforços para desvendar os mistérios por trás do comportamento único da água, desde suas características físicas até seu papel na sustentação da vida.
Por isso, confira algumas das propriedades mais curiosas da água, que oferecem uma visão mais ampla e profunda sobre a complexidade e importância desse líquido vital para a existência.
Normalmente, para a água congelar, é necessário que ela atinja 0 °C. Então, o normal é pensar que a água fria chegue a essa temperatura muito mais rápido do que a água quente, certo? Bem, nem sempre isso acontece.
Na adolescência, o físico Erasto Mpemba, da Tanzânia, fez experimentos que provam que a água quente pode congelar primeiro. Isso depende de uma série de fatores, como taxa de evaporação, cristais de gelo e taxa de resfriamento, mas até hoje não se sabe exatamente quais as condições exatas.
Água quente. (Imagem: Pixabay)
Acima, falamos que a água congela a 0 °C, mas isso também não é uma regra absoluta. Sabia que é possível ter água líquida mesmo em temperaturas negativas? A condição é chamada de super-resfriamento e pode fazer com que a água não congele mesmo a -48 °C.
Isso acontece porque, para congelar, as moléculas de água precisam se fixar em outras moléculas em estado sólido. Quando a pureza da água é extrema, as moléculas de água podem não encontrar nenhum outro componente (poeira ou sujeiras, por exemplo) para iniciar o congelamento e desencadear o efeito dominó.
Água gelada. (Imagem: Pixabay)
O gelo superiônico é um estado muito peculiar da água, comportando-se tanto como um sólido quanto um líquido. Esse tipo exótico de gelo pode ser encontrado nos planetas gasosos – Urano e Netuno – e ainda é muito intrigante para os cientistas.
Para formar o gelo superiônico, são necessárias condições extremas de pressão e temperatura. Esse gelo é uma estrutura sólida e cristalina, mas com íons de hidrogênio se comportando como se ele fosse líquido e movendo-se entre os íons de oxigênio. Agora, resta saber o que isso significa para o funcionamento do Universo.
Gelo. (Imagem: Pixabay)
Seria normal pensar que os grandes gelos marinhos – incluindo os icebergs – são blocos congelados de água salgada, certo? Bem, na verdade, não é isso que acontece. Afinal, quando a água do mar congela, ocorre um processo chamado depressão do ponto de congelamento que acaba “purificando” o líquido.
Os sais na água marinha diminuem o seu ponto de congelamento. Porém, à medida que isso acontece, apenas a água pura fica sólida, eliminando os sais no processo. Assim, a água em torno dos icebergs costumam ser até mais salgadas que o normal.
Água congelada. (Imagem: Pixabay)
Esse é um dos temas mais controversos quando se fala da água. Segundo o escritor e pseudocientista japonês Masaru Emoto, a água teria memória! Sua teoria é que o líquido apresenta diferentes estruturas cristalinas conforme o estímulo externo, tais como palavras, músicas e até pensamentos!
De maneira geral, a comunidade científica rejeita tais alegações. Porém, algumas experiências parecem comprovar que a estrutura molecular da água, feita de ligações de hidrogênio, poderia reagir a diferentes estímulos. Na prática, se isso for comprovado, haverá uma revolução na área da homeopatia.
Água. (Imagem: Pixabay)