Virga: o fenômeno da 'chuva fantasma' que desaparece antes de tocar o solo

21/01/2024 às 08:002 min de leitura

Alguma vez na sua vida você já observou uma nuvem que parecia estar derramando água, mas estava com o solo abaixo seco? Esse fenômeno é chamado de virga, ou "chuva fantasma", e se refere aos fios presos na parte inferior das nuvens de chuva, que dão a aparência de chuvas fortes, mas que evaporam antes mesmo de tocar o chão.

Essas nuvens de chuva funcionam da mesma forma de uma nuvem normal, mas só se tornam virgas quando as gotículas encontram uma camada de ar seco ou quente em sua jornada até a terra. A faixa baixa de ar seco e quente faz com que as gotas de chuva evaporem à medida que passam, interrompendo a formação de uma chuva regular. 

Fenômeno curioso

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As listras de chuva características de uma virga geralmente descem verticalmente abaixo da nuvem, mas podem se prender quase horizontalmente em suas extremidades. Isso pode ser o resultado de ventos fortes, mas normalmente acontece quando as gotículas começam a vaporizar mais perto da superfície do planeta. Sendo assim, a velocidade terminal de queda das partículas diminui à medida que viajam. 

Quando a virga ocorre em nuvens de nível médio ou alto, as gotículas consistem em cristais de gelo e parecem mais pálidas que o normal. Enquanto isso, as virgas de baixo nível são compostas por gotículas de água e aparentam cor acinzentada. Além disso, existe outro tipo de formação de virga bastante comum: as chamadas "nuvens perfuradas".

Essa formação é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a temperatura da água nas nuvens é menor que zero, durante a formação de gelo, quando as gotas ao redor evaporam e deixam um grande buraco no céu. Essas nuvens perfuradas também podem surgir como resultado de aeronaves passando por uma cobertura de nuvens de chuva de nível médio.

Risco para aeronaves

Getty Images(Fonte: Getty Images)

Um fato desconhecido por muitas pessoas é que as formações virga podem ser bastante problemáticas para aeronaves próximas. O motivo disso é a formação de microexplosões. À medida que as gotículas evaporam perto da superfície da Terra, elas resfriam o ar ao seu redor, fazendo com que o ar frio acima afunde repentinamente.

Essas microexplosões podem causar turbulência moderada a severa para certos aviões que viajam através do sistema meteorológico. Contudo, as probabilidades de nuvens do tipo causarem algum cenário de acidente aéreo são consideravelmente baixas, o que faz com que algo do gênero seja bastante raro.

Por fim, as virgas são comumente formadas em desertos ou em grandes altitudes, onde existem grandes variações na temperatura do ar acima do solo, e também podem ocorrer nos mais variados tipos de nuvem conhecidos pelos humanos. Embora esse não seja um fenômeno considerado "raro", ele pode parecer particularmente deslumbrante quando capturado sob a iluminação correta.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: