
Ciência
23/01/2024 às 06:30•2 min de leitura
Por séculos, a ideia de prever o futuro esteve envolta em mistérios e superstições. No entanto, o projeto Good Judgment Project, liderado pelo renomado psicólogo Philip Tetlock, revelaria percepções fascinantes sobre a capacidade de algumas mentes em enxergar além do "horizonte temporal", transformando a previsão do futuro em uma habilidade que poderia ser desenvolvida.
(Fonte: Good Judgment / LinkedIn)
O Good Judgment Project começou em 2011 com a participação no programa Aggregative Contingent Estimation (ACE) da Intelligence Advanced Research Projects Activity (IARPA). Utilizando a "sabedoria das multidões", o projeto recrutou pessoas comuns e combinou suas previsões, alcançando resultados notáveis.
Durante quatro anos, o grupo competiu em um torneio respondendo a centenas de perguntas sobre eventos como surtos de gripe e movimentos políticos. Os superprevisores demonstraram uma notável precisão em suas conclusões.
(Fonte: Penguin Random House / Reprodução)
Tetlock identificou os superprevisores como indivíduos capazes de prever eventos futuros de maneira excepcional. Sua pesquisa, destacada no livro Superforecasting: The Art and Science of Prediction, revelou que esses visionários não eram apenas sortudos; eles compartilhavam atributos cruciais.
A capacidade de trabalhar em equipe, pensar em termos de probabilidades, buscar conhecimento diversificado e a disposição para admitir erros foram características essenciais desses especialistas do futuro. Suas previsões eram tão extraordinárias, que superaram analistas de inteligência altamente treinados e com acesso a informações confidenciais reais.
As previsões contribuem para a tomada de decisões estratégicas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)
A continuidade do conhecimento gerado pelo Good Judgment Project se manifesta na iniciativa Good Judgment. Tetlock e sua equipe oferecem consultoria e workshops, ajudando organizações a promover as qualidades essenciais para uma previsão precisa.
Ao identificar atributos e metodologias de sucesso, eles capacitam empresas a tomar decisões mais informadas e adaptativas, promovendo o sucesso em suas operações. O serviço também se estende a decisores políticos, ao fornecer visões valiosas para antecipar as consequências globais de suas escolhas.
Em um mundo onde a incerteza é constante, os superprevisores ofereceriam uma visão inspiradora. Será que a ciência poderia comprovar essa capacidade ou tudo se trata apenas de uma grande coincidência?
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.