Ciência
24/02/2024 às 10:00•2 min de leitura
Colocar o celular no arroz após ele cair na água é a primeira ideia que vem à cabeça da maioria dos proprietários, na tentativa de secar o aparelho. Mas para quem tem um iPhone, não se trata de uma atitude recomendável, de acordo com a Apple.
Em uma atualização na página de suporte relacionada às formas de lidar com um smartphone que teve contato com líquidos, publicada em janeiro, a fabricante abordou o velho truque. Segundo a Maçã, a medida não funciona e pode causar danos ao telefone.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Bastante popular, o hábito de deixar o celular no arroz supostamente ajuda a salvar o telefone antes de levá-lo à assistência técnica. Conforme a sabedoria popular, os grãos são capazes de absorver a água acumulada no interior dele, removendo a umidade e evitando o fim trágico.
Diante da praticidade e dos supostos resultados, não há quem resista à prática. O celular caiu na privada, na piscina, no mar, em uma poça d’água ou se molhou de qualquer outra forma? Basta colocá-lo em um recipiente com arroz cru, diz a recomendação popular.
(Fonte: Getty Images)
“Não coloque seu iPhone em um saco de arroz”, sugere a Apple nas diretrizes atualizadas do seu serviço de suporte. Conforme a empresa, tal medida facilita a entrada de pequenas partículas do tradicional alimento no interior do smartphone, podendo resultar em danos às peças.
Além disso, o arroz não possui a mesma capacidade de absorver a umidade que a silica gel, por exemplo, que costuma ser colocada em saquinhos junto a eletrônicos, roupas, calçados e outros produtos. Teoricamente, ele seca apenas a parte externa do dispositivo.
Da mesma forma, a companhia desaconselha o uso de fontes externas de calor, como o secador de cabelo, e latas de ar comprimido para secar o iPhone molhado. Utilizar cotonetes, toalha de papel e outros “objetos estranhos” nos conectores do celular também não é recomendável.
Alerta de umidade do iPhone. (Fonte: Apple/Divulgação)
A melhor atitude depois que o dispositivo se molhou é dar “batidas suaves” no iPhone com o conector virado para baixo, removendo o excesso de líquido, como explicou a gigante da tecnologia. Em seguida, deixe-o em um local seco e com bom fluxo de ar.
Só é recomendável tentar ligar ou carregar o telefone depois que ele ficar pelo menos 30 minutos secando nessa posição. Como o smartphone possui um mecanismo capaz de avisar sobre a presença de líquidos no seu interior, a conexão Lightning ou a porta USB-C, dependendo do modelo, fica desativada até a secagem completa.
Caso o alerta de umidade volte a aparecer, pode ser necessário deixar o iPhone em um local seco por até 24 horas, ou até levar na assistência técnica.