Arqueólogos encontram "minilabirinto" em Creta, ilha grega do Minotauro

18/06/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 18/06/2024 às 10:00

Um grupo de arqueólogos em Creta, na Grécia, descobriu uma estrutura na região que tem a forma similar a um labirinto. Como a ilha é o palco do popular mito sobre o minotauro e o labirinto de Teseu, a novidade foi bastante divulgada ao redor do mundo e até alimentou especulações.

As ruínas foram encontradas no topo da colina de Papoura, a uma altitude de 494 metros do nível do mar. O local fica a cerca de 50 quilômetros de Heraklion, maior cidade e capital de Creta.

A região fica no topo de uma colina, próximo a um futuro aeroporto em Creta.
A região fica no topo de uma colina, próximo a um futuro aeroporto em Creta. (Fonte: Ministério da Cultura da Grécia / Divulgação)

Ela foi achada por funcionários que construíam um equipamento de radar para o futuro aeroporto da cidade vizinha de Kastelli. Como o local agora abriga uma construção histórica que ainda precisa de estudo e deve ser preservada, os radares serão instalados em outro ponto próximo.

Para que servia o "mini labirinto" de Creta?

A construção encontrada em Creta é formada por duas estruturas. Uma delas é circular e tem 48 metros de diâmetro. Ela é dividida em quatro quadrantes e parece ser o ambiente principal, que abrigava quem frequentava o local.

Já a segunda estrutura é o pequeno labirinto em si. Ele é composto de oito paredes principais com espessura de 1,4 metro, derivadas da estrutura circular, além de uma série de ramificações mais finas, formando os caminhos e aberturas com altura estimada em 1,8 metro.

Autoridades já visitaram o local, que ainda não foi aberto para turistas.
Autoridades já visitaram o local, que ainda não foi aberto para turistas. (Fonte: Ministério da Cultura da Grécia / Divulgação)

Os arqueólogos acharam ossos de animais e fragmentos de vasos e outros recipientes. Por isso, a conclusão é de que a construção era usada como sede de rituais e festas envolvendo vinho, comida e outras cerimônias, sem ser a habitação fixa de alguém. 

Pelo estilo dos objetos, é provável que o local foi construído ente 2000 a.C. e 1700 a.C., entre o período que é considerado o auge desse civilização. Recentemente, o litoral de Creta também foi palco de outra grande descoberta arqueológica envolvendo um cemitério de navios mercantes.

Teseu e o Minotauro

Pelo tamanho reduzido e os itens encontrados nas escavações, quem esperava que o local fosse um labirinto para abrigar uma criatura mitológica, assim como o mito de Teseu e o Minotauro, vai se desapontar.

No famoso mito, o herói Teseu aventura-se no labirinto do palácio de Creta e mata a temida fera de corpo humano e cabeça de touro. Filho do governante de Atenas, o mesmo Egeu que posteriormente batizou o mar da região, Teseu acabou com o ritual em que jovens eram sacrificados à criatura. 

Segundo o mito, Teseu conseguiu vencer o rival porque recebeu ajuda de Ariadne, filha do rei Minos. Foi ela que contou tudo sobre o labirinto ao herói, além emprestar a ele um fio para ajudar na localização em meio aos corredores.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: