Como a incompatibilidade evolutiva explica alguns dos problemas atuais?

13/06/2024 às 09:002 min de leituraAtualizado em 13/06/2024 às 09:00

Nós, humanos, apresentamos uma considerável capacidade de adaptação frente a diferentes cenários, mas isso não significa que muitas dificuldades não se manifestem em nosso dia a dia. Quando pensamos sobre as mudanças ocorridas na forma como a sociedade vive e no próprio avanço da tecnologia, vemos como parece haver um certo descompasso, ou melhor, uma incompatibilidade evolutiva.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Adaptações que estão desalinhadas com um determinado ambiente geram efeitos que nem sempre são percebidos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O que a incompatibilidade evolutiva representa

Essa expressão "incompatibilidade evolutiva" aparece em um estudo que aborda algumas das suas implicações, publicado em 2017. Na prática, ela representa um cenário bem conhecido por muitos, quando uma adaptação em nosso meio está desalinhada com o ambiente.

Ou seja, o problema surge quando as adaptações ocorridas não apresentam um bom resultado e as respostas às mudanças são inadequadas. Na natureza, por exemplo, vemos pássaros, que apesar do maior campo de visão, se chocam com a superfície espelhada de edifícios que refletem o céu azul e parecem ser traídos por suas habilidades.

Da mesma forma, há insetos que procuram a luz do sol, mas são atraídos pela iluminação que passa pelas janelas no período da noite. E em nosso contexto, outro exemplo se dá com a grande disposição de alimentos saborosos, mas que são pouco nutritivos e definitivamente não figuram como a melhor opção de refeição. Ainda assim, nós recorremos a eles.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, muitos dos nossos instintos acabam sendo enganados. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

As consequências por trás dos desequilíbrios

E se os descompassos parecem ser sutis, as consequências já são maiores e até mesmo desastrosas, sobretudo no longo prazo. No caso da alimentação, apesar da nossa capacidade de escolher alimentos e de prepará-los, isso se reflete em um número cada vez maior de pessoas com doenças desde jovens, como diabetes e obesidade.

Mas quando pensamos no convívio, também há outro ponto bastante chamativo. Os humanos são animais sociais, e cada vez mais vivem reclusos, ou mesmo solitários em meio à multidão.

Ironicamente, temos mais recursos à nossa disposição para reduzir distâncias, como as redes sociais e as ferramentas de comunicação instantânea. Ou seja, a impressão é que estamos totalmente integrados a esse meio, mas talvez não da forma que imaginamos. E nossos instintos muitas vezes são enganados.

Isso partindo não apenas da constatação que as pessoas tendem a compartilhar o melhor de si online, mas também lembrando que muitas estabelecem comparações e acabam menosprezando o próprio valor. O fato de as redes serem usadas como meio para validação interna também é bastante preocupante. O que serviria para estimular, acaba gerando efeitos nocivos.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Reavaliar a forma como lidamos com as mudanças pode ser o caminho para o equilíbrio. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Refletindo sobre os significados das mudanças

Com isso, apesar de termos em nossa experiência de vida e percepção os caminhos para melhor se posicionar frente ao mundo, renunciamos a tudo isso e caímos nas armadilhas das curtidas e dos seguidores com uma facilidade assustadora.

Ainda dentro do ambiente online, há perguntas que mostram qual problema está diante de nós: quais são as interações que realmente significam algo? A verdade é que é difícil refletir sobre essa incompatibilidade com as transformações ocorridas em nosso meio sem reavaliar como gerimos nosso tempo, definimos nossas prioridades e direcionamos a nossa atenção.

E por mais que se trate de um debate que não oferece soluções instantâneas, a conclusão é que precisamos fazer um bom uso do nosso senso crítico. Isso não significa abrir mão daquilo que é novo, mas de fazer com que tudo que temos ao nosso redor se adeque bem à nossa vida e agregue algum tipo de valor.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: