Empresa diz ter criado maneira de nos comunicarmos através dos sonhos

20/10/2024 às 18:002 min de leituraAtualizado em 20/10/2024 às 18:00

Que tal entrar em contato com outra pessoa enquanto está sonhando? Pode parecer coisa saída do filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, mas acredite: talvez isso em breve possa acontecer, e seja possível “visitar” o sonho dos outros.

Pelo menos essa é a promessa de uma startup da Califórnia chamada REMSpace. A empresa afirma que encontrou uma maneira de fazer duas pessoas se comunicarem enquanto dormem. Mas isso só é possível se elas estiverem tendo um sonho lúcido. 

Como funciona?

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
A REMSpace afirmou ter possibilitado a comunicação entre duas pessoas durante um sonho. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Até o momento, a empresa não evidenciou provas sobre o que eles conseguiram fazer, mas afirmou publicamente que esse projeto está em andamento. Em suas redes sociais, o fundador da REMSpace, Michael Raduga, afirmou que o processo de revisão por pares deve levar até doze meses, e que em breve ele deve publicar um artigo acadêmico sobre o tema.

Isso teria acontecido durante um sonho lúcido, termo que é usado para se referir a um estado em que uma pessoa está plenamente consciente de que está em um sonho e, em certos casos, consegue controlar alguns aspectos do universo onírico em que está.

De acordo com a REMSpace, esse novo serviço prestado pela empresa pode trazer impactos em questões de saúde mental, além de atuar na aceleração do aprendizado de novas habilidades.

O que isso pode acarretar?

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
A REMSpace afirma que esse serviço pode ajudar em questões de saúde mental e para melhorar o aprendizado. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Segundo a REMSpace, o que os pesquisadores da empresa conseguiram fazer foi captar remotamente a atividade cerebral de dois indivíduos enquanto eles dormiam. A tecnologia usada pela startup teria lido elementos do sonho lúcido do primeiro participante e depois transmitido uma palavra para outra pessoa por meio de fones de ouvidos.

O que aconteceu é que o segundo participante supostamente ouviu e repetiu essa palavra durante o seu sonho lúcido. Ao mesmo tempo, essa resposta capturada foi armazenada em um servidor. Quando acordou, o segundo indivíduo conformou a recepção da palavra durante o sonho.

Há, contudo, os céticos que questionam a veracidade ou o alcance da descoberta. Um dos argumentos para isso é que Raduga afirmou ter inserido um chip em seu próprio cérebro, tendo passado por um procedimento que o deixou "à beira da morte" e resultou em "consequências para a saúde ao longo da vida". Nada mais foi dito, o que leva à dúvida se isso realmente aconteceu.

Mas algo que traz credibilidade que realmente a REMSpace possa estar avançando na compreensão dos mecanismos dos sonhos é que a empresa produziu artigos científicos analisados por pesquisadores ao longo dos anos. Um deles descreve um experimento que permitiu que as pessoas controlassem um carro virtual enquanto dormiam e sonhavam lúcidos.

Além disso, a startup afirma que está desenvolvendo uma linguagem especial para sonhadores lúcidos, conhecida como Remmyo. Trata-se de um "dialeto" simples que detecta pequenos movimentos nos músculos faciais dos sonhadores e os "traduz".

Agora, só o futuro vai dizer se esse projeto, que parece ter saído da ficção científica, realmente vai funcionar na prática. Mas com certeza deve ser muito legal poder conversar com os amigos dentro de um sonho.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: