Maior lua de Saturno pode ter erosões causadas por ondas igual na Terra

26/06/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 26/06/2024 às 12:00

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Massachussetts (MIT) podem ter encontrado uma nova e peculiar característica da maior lua de Saturno. De acordo com um novo estudo publicado em um periódico científico, o satélite natural pode ter a formação de ondas que quebram em seus polos.

Titã conta com lagos e mares de hidrocarbonetos, mais especificamente de metano e etano, que são algumas das substâncias mais comuns em sua atmosfera. O que não se sabia até agora é que esses segmentos líquidos formam ondas que batem na superfície sólida e, com o tempo, geram marcas nesse solo.

A característica lembra bastante o fenômeno observado na Terra. "Podemos dizer, baseados em nossos resultados, que se os litorais dos mares de Titã passaram por uma erosão do solo, ondas foram as culpadas mais prováveis", diz o geólogo Tayor Perron, um dos responsáveis pelo estudo.

Como uma onda no mar

Os pesquisadores começaram a observar Titã a partir de imagens capturadas pela sonda espacial Cassini. Ela deixou de operar em 2017, mas deixou mais de 12 anos de imagens e dados a respeito de Saturno e seus satélites naturais.

A partir desse material, o grupo começou a traçar modelos teóricos que ainda exigem maior comprovação, mas são cada vez mais prováveis.

A Ligeia Mare (à esquerda), de Titã, e o lago Fort Peck, nos Estados Unidos. (Fonte da imagem: Science Advances)
A Ligeia Mare (à esquerda), de Titã, e o lago Fort Peck, nos Estados Unidos. (Fonte: Science Advances)

Os modelos hipotéticos criados pelos pesquisadores envolvem uma comparação com a atividade de ondas na Terra e as marcas irregulares feitas em costas. Essa estrutura foi aplicada nos mares de Titã, encontrando resultados muito similares.

Como as imagens são estáticas e escassas, ainda é incerto que erosão do solo alterou as margens dos lagos e mares de Titã ou se elas foram formadas por ventos. Porém, as simulações mostram que é alta a probabilidade de que elas aconteceram dessa forma, com altura e angulação similar ao que vemos em nosso planeta.

A assimetria com alguma regularidade — ou seja, a identificação de um padrão onde as ondas provavelmente bateram com mais frequência — seria a prova de que o fenômeno realmente acontece por lá. A pesquisa não determina quanto tempo levou para que a costa dos mares de Titã fosse moldada pelas ondas.

Ligeia Mare, o segundo maior lago de Titã, tem 420 quilômetros de extensão. (Fonte da imagem: NASA/JPL-Caltech)
Ligeia Mare, o segundo maior lago de Titã, tem 420 quilômetros de extensão. (Fonte: NASA/JPL-Caltech)

Descobrir se Titã teve mesmo lagos moldados por erosão pode ajudar não apenas a entender melhor a estrutura dessa lua, mas também o fenômeno em nosso planeta. Pesquisas anteriores já apontavam que ela tem lagos extremamente salgados e de baixas temperaturas.

A NASA planeja lançar uma missão para Saturno chamada Dragonfly até 2028 para estudar melhor Titã e, talvez, responder a mais essa dúvida.