NASA descobre primeira caverna na Lua — será que ela pode virar uma base lunar?

23/07/2024 às 08:002 min de leituraAtualizado em 23/07/2024 às 08:00

Um túnel foi identificado sob a superfície da Lua pela primeira vez na história, próximo ao Mar da Tranquilidade — local onde os humanos pisaram pela primeira vez. Embora a região não seja particularmente um lugar provável para se construir uma futura colônia, a descoberta de uma caverna ali indica que provavelmente existem outras semelhantes pelo satélite da Terra. 

Com isso, as perspectivas por uma futura colonização só aumentam. Apesar da queda dos custos operacionais das missões lunares, tudo indica que ainda será muito caro levar qualquer coisa pesada para lá em um futuro próximo. Por esse motivo, uma base de longo prazo dependerá do quanto podemos extrair no local.

Exploração da Lua

Foto mostra visão aérea de como seria o poço existente no Mar da Tranquilidade. (Fonte: NASA/Divulgação)
Foto mostra visão aérea de como seria o poço existente no Mar da Tranquilidade. (Fonte: NASA/Divulgação)

Nos últimos anos, o grande foco das pesquisas lunares tem sido encontrar fontes de água e abrigo para os seres humanos. Afinal, qualquer astronauta precisará de proteção extensiva contra a radiação espacial e as oscilações selvagens de temperatura que a Lua experimenta. Além disso, um abrigo também é essencial para um eventual impacto de asteroide, que é muito mais comum na Lua por não possuir blindagem atmosférica.

Em 2010, a NASA lançou o instrumento Miniature Radio-Frequency (Mini-RF) como parte da missão Luna Reconnaissance Orbiter (LRO), que adquiriu dados sobre o Mar da Tranquilidade. Anos depois, esses mesmos dados foram reanalisados, fornecendo a primeira evidência direta de um tubo de lava acessível sob a superfície do satélite natural.

O poço estudado é um dos mais de 200 que já foram observados até aqui. Praticamente todos eles parecem ser o resultado do teto de um tubo de lava desabando, mas isso não significa que todos tenham uma caverna subterrânea grande o suficiente para ser útil. O poço do Mar da Tranquilidade é o mais profundo conhecido e, portanto, um bom lugar para começarmos a explorar.

Busca por moradia na Lua

Existência de cavernas na Lua já era algo teorizado pelos humanos há mais de 50 anos. (Fonte: Gwtty Images)
Existência de cavernas na Lua já era algo teorizado pelos humanos há mais de 50 anos. (Fonte: Getty Images)

Com 100 metros de largura, o local estudado possui paredes extremamente íngremes. Isso faz com que ele seja um dos poucos poços grandes o suficiente para ter suas características internas detectadas pelas tecnologias da NASA. Simulações sugerem que a caverna possui entre 30 a 80 metros de comprimento e cerca de 45 metros de largura.

O espaço não seria o suficiente para a construção de uma cidade inteira, mas é um local decente para uma vila lunar. Acredita-se que o chão da caverna seja plano o suficiente para ser utilizável e, por mais que ele esteja localizado 100 metros abaixo da entrada da caverna, na baixa gravidade lunar isso pode não ser um problema. 

Contudo, o Mar da Tranquilidade ainda não é o lugar ideal para os humanos por não ter um ingrediente fundamental para a habitação lunar: gelo. A água congelada quase certamente existe nos polos lunares, o que tornará outras regiões objetos de desejo. Porém, é preciso ressaltar que a existência dos tubos de lava é algo que se teoriza há 50 anos, e a descoberta do primeiro deles já é um passo importantíssimo para o futuro. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: