Ciência
11/09/2024 às 18:00•2 min de leituraAtualizado em 11/09/2024 às 18:00
Depois que o astronauta aposentado Chris Hadfield admitiu em sua conta no X que há ruídos que ele jamais gostaria de ouvir dentro de sua espaçonave no espaço, um relato até então restrito ao fórum Spaceflight da NASA acabou viralizando, e expôs um perrengue (mais um!) da cápsula espacial Starliner da Boeing.
A história toda começou quando o astronauta da Starliner, Butch Wilmore, reportou à NASA via rádio, no dia 31 de agosto, estar ouvindo um barulho estranho, vindo da espaçonave, que estava no dia acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS). "Vou deixar vocês coçarem a cabeça e ver se conseguem descobrir o que está acontecendo", disse o astronauta ao controle da missão.
Butch e sua colega de voo, Suni Williams, estão retidos na ISS desde junho, quando a Starliner, que deveria trazê-los à Terra para completar sua missão de teste, acabou apresentando problemas técnicos. Por questões de segurança, a cápsula desceu vazia no dia 6 de setembro, deixando a dupla na estação espacial até fevereiro de 2025.
Detalhada na Ars Technica, a conversa não durou nem dois minutos: Wilmore perguntou aos controladores de voo de Houston se eles estavam ouvindo o barulho. Algum tempo depois, o Controle da Missão retornou, dizendo que estavam em uma conexão física direta (hardline), para monitorar o áudio diretamente dentro da nave.
Quando Wilmore aproximou seu microfone do alto-falante, foi possível ouvir um eco claro e pulsante, semelhante ao barulho ouvido em submarinos (sonar). Confirmando estar ouvindo o ruído aqui na Terra, o funcionário da NASA pediu: "E, Butch, só para ter certeza de que estamos falando a mesma língua, isso está vindo do alto-falante na Starliner?".
Ao receber a confirmação do astronauta, eles ainda perguntaram se havia mais alguma coisa, ou seja, "nenhum outro ruído, alguma outra configuração estranha lá".
Na segunda-feira, 2 de setembro, a NASA finalmente se manifestou, após um dia de silêncio e milhões de especulações nas redes sociais. A princípio, a agência espacial se limitou a dizer que o "som pulsante... parou".
A explicação oficial foi: "O feedback do alto-falante foi o resultado de uma configuração de áudio entre a estação espacial e a Starliner. O sistema de áudio da estação espacial é complexo, permitindo que várias naves espaciais e módulos sejam interconectados, e é comum sentir ruído e feedback", ou seja, um problema técnico de áudio.
No entanto, o fato de o problema dos sons estranhos serem ocorrências corriqueiras da ISS não melhora as coisas para o lado da Starliner. A primeira espaçonave reutilizável da Boeing mostrou-se extremamente problemática: após anos de atraso na produção, a cápsula revelou seguidos problemas técnicos, culminando com o “abandono” dos seus dois únicos tripulantes no espaço.