O que é o "megaterremoto" que pode atingir o Japão a qualquer momento?

09/08/2024 às 17:312 min de leituraAtualizado em 09/08/2024 às 17:37

Muitos japoneses estão se perguntando até agora o que fazer depois que a Agência Meteorológica do país emitiu o seu primeiro alerta oficial de megaterremoto no Vale de Nankai. O anúncio, feito às 19h15 (hora local), ocorreu cerca de duas horas após um terremoto de magnitude 7,1 atingir a costa da província de Miyazaki, na costa leste da ilha de Kyushu.

Segundo a agência meteorológica o nível do aviso emitido na quinta-feira foi de “cautela”, o primeiro já emitido até hoje. Nesse sentido, o próximo passo seria um “alerta”, que aconselharia os moradores a deixarem as áreas consideradas de risco para tsunami.

De acordo com o The New York Times, o primeiro-ministro Fumio Kishida solicitou aos habitantes das áreas ameaçadas que ficassem permanentemente em prontidão, caso um terremoto ocorresse e eles fossem obrigados a deixar suas casas. Na entrevista coletiva, ela garantiu aos repórteres que o governo já estava em estado de alerta máximo.  

Os terremotos na fossa de Nankai

x. (Fonte: Japan Meteorological Agency/Divulgação)
Cada cidade e vila japonesa tem um protocolo próprio para desastres. (Fonte: Japan Meteorological Agency/Divulgação)

Conhecido por ser uma região propensa a grandes terremotos, o chamado Vale do Nankai é uma área submersa na costa sul do Japão que corresponde a uma zona de subducção onde a placa tectônica das Filipinas está se enfiando debaixo da placa de Amur (parte da Placa Euroasiática). 

A trincheira foi origem de uma série de terremotos que causaram danos severos no passado, em ciclos de 100 a 150 anos. O mais recente, ocorrido em 21 de dezembro de 1946, atingiu entre 8,1 e 8,4 na escala de magnitude.

No pior cenário traçado pelo governo japonês, um megaterremoto em Nankai nos dias de hoje poderia causar até 323 mil mortes. 

O que os japoneses devem fazer?

Painéis da Estação de Tóquio anunciam atrasos no trem-bala. (Fonte: Tokyo Station/Reprodução)
Painéis da Estação de Tóquio anunciam atrasos no trem-bala. (Fonte: Tokyo Station/Reprodução)

Além do risco apontado de um megaterremoto na chamada Fossa de Nankai, a agência meteorológica aconselhou à população que permaneça em alerta para tremores secundários, com magnitude semelhante ao de quinta-feira, previstos para a próxima semana, na costa leste da Prefeitura de Miyazaki.

As autoridades japonesas têm designações diferenciadas conforme a intensidade projetada para o tremor e com base nos possíveis danos causados por tsunamis. Por isso, cada cidade e vila deve estabelecer seus protocolos específicos de resposta a desastres, principalmente na ocorrência de um megaterremoto, de consequências graves e complexas.

De acordo com o The Japan Times, preparar-se para um terremoto no Japão é relativamente simples; basta ter os seguintes itens:

  • Água suficiente para você e sua família, com 3 litros por pessoa por dia durante pelo menos três dias recomendados
  • Banheiros portáteis e papel higiênico
  • Um pequeno kit de emergência que você pode levar com você
  • Um carro com o tanque cheio de gasolina, se você tiver 
  • Algum dinheiro disponível.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: