Artes/cultura
22/07/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 22/07/2024 às 10:00
Isso até pode parecer cena de cinema, mas é real: em algumas casas, dar descarga na privada enquanto alguém está tomando banho pode mudar drasticamente a temperatura do chuveiro. Mas como isso acontece e qual o motivo por trás disso? Existe uma resposta bem simples para esse "fenômeno".
Quando um vaso sanitário é alimentado pela mesma linha de abastecimento de água que um chuveiro é descarregado, a pressão da água fria cai enquanto o tanque da privada está sendo reabastecido. Portanto, quem está no chuveiro não sofre com um maior fluxo de água quente, mas sim uma rápida perda de água fria que não consegue mais diluir o que vem da linha de abastecimento quente. Como resultado, o banho se torna uma experiência dolorosa.
Compartilhar o banheiro com outra pessoa já pode ser uma experiência chata por si só, mas é ainda mais incômoda quando pensamos nesse cenário onde a privada e o chuveiro são abastecidos pelo mesmo fluxo de água. E esse é um problema ainda mais comum quando falamos de casas antigas.
Nesses lugares, o chuveiro não dá conta do cenário, pois há uma linha estreita alimentando ambos os acessórios. Ou seja, quando o vaso sanitário é esvaziado e precisa ser reabastecido, essa linha não consegue manter pressão suficiente para encher o tanque e manter a água do chuveiro em uma temperatura confortável.
Mas não se engane: as privadas não são as únicas culpadas. Qualquer aparelho que use um fluxo de água fria também pode aumentar a temperatura do chuveiro, incluindo máquinas de lavar roupa, lava-louças ou até mesmo irrigadores de jardim.
O problema de temperatura no chuveiro é menos comum em casas e apartamentos mais novos, pois os códigos de construção modernos geralmente exigem acessórios que podem manter a pressão termostática por si próprios. Algumas válvulas de chuveiro mais novas também podem fazer o balanceamento da pressão por conta própria.
Essas válvulas mais novas podem sentir quando a pressão da água fria cai para estrangular a água quente. Desse modo, a temperatura permanece consistente durante todo o banho. A desvantagem nesse caso, porém, é que a pressão da água cairá temporariamente até que tudo se estabilize novamente.
Caso você não possa ou não queira atualizar a válvula do seu chuveiro, existem duas soluções: você pode tentar apertar a válvula de abastecimento de água que vai para o seu vaso sanitário — o que diminuirá a quantidade de água que reabastece o tanque — ou pode simplesmente pedir para que todas as pessoas na sua casa parem de usar fontes de água durante o seu banho. A escolha é sua!