Por que o cromossomo Y humano estaria evoluindo mais rápido que o X?

27/06/2024 às 16:002 min de leituraAtualizado em 27/06/2024 às 16:00

Uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu, pela primeira vez, concluir sequências genômicas completas para os cromossomos sexuais de cinco espécies de grandes símios, e de um símio menor. O estudo, publicado recentemente na revista Nature, mostrou que o cromossomo Y, específico dos machos, está evoluindo mais rápido do que seus homólogos femininos X, que permanecem parcialmente estagnados.

Para chegar a essa conclusão os autores compararam as leituras de cromossomos X e Y de chimpanzés, bonobos, gorilas, e orangotangos de Bornéu e da Sumatra, além de um gibão siamang, com as de seres humanos.

As leituras de mais de 90% dos cromossomos X dos primatas não humanos coincidiram exatamente com as de cromossomos sexuais de mulheres, mostrando pouca mudança em milhões de anos de evolução. Já no cromossomo Y, somente 14% a 27% das características se alinham com o modelo humano, sugerindo uma mudança muito rápida.

Montando genomas de macacos

x
Os pesquisadores fizeram o sequenciamento dos cromossomos sexuais dos símios com a tecnologia T2T. (Fonte: Bob Harris / San Diego Zoo / Tulsa Zoo / Reprodução)

Para testar suas hipóteses, os pesquisadores aproveitaram os mesmos métodos computacionais utilizados pelo Consórcio Telômero-a-Telômero (T2T) para completar o sequenciamento do genoma humano. Com a tecnologia, eles produziram sequências completas dos cromossomos sexuais para as seis espécies de símios

Como as sequências cromossômicas para essas espécies estavam completas, ou nem existiam (como era o caso do orangotango de Bornéu e do siamang), os genomas de referência produzidos funcionam como um roteiro para que os cientistas consigam montar genomas de outros indivíduos da espécie mapeada.

Para a primeira autora do artigo, Katerina Makova, da Universidade Estadual da Pensilvânia, o cromossomo Y “tem sido o único a acumular muitas deleções, outras mutações e elementos repetitivos porque não troca informações genéticas com outros cromossomos na maior parte de sua extensão”.

O cromossomo Y poderá desaparecer?

x
O cromossomo Y está diminuindo, mas não deverá desaparecer. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O estudo concluiu que, embora o cromossomo Y esteja diminuindo, ele não deverá desaparecer como apregoam alguns arautos do apocalipse macho. A verdade é que alguns de seus genes estão “evoluindo sob seleção purificadora”. Ou seja, mantêm-se protegidos por alguns mecanismos de segurança que conservam as sequências importantes íntegras.

Entre as estratégias de sobrevivência estão as chamadas sequências palindrômicas de DNA, que são iguais quando lidas em direções opostas (espelhadas). Dessa forma, se ocorrer dano a uma cópia, isso poderá ser corrigido por meio da troca de informações com a sequência correspondente de DNA mais próxima. "É como ter um backup", diz o autor correspondente Adam Phillippy.

Pelo papel desempenhado pelo cromossomo Y na continuação da existência de machos nos sistemas de determinação sexual XY, os mecanismos de seleção purificadores eliminam alguns alelos prejudiciais, mas também asseguram a integridade e a funcionalidade do genoma. "É pouco provável que o cromossomo Y desapareça tão cedo", diz Makova.