Ciência
03/04/2024 às 14:00•1 min de leituraAtualizado em 03/04/2024 às 14:00
O número de brasileiros que já ganharam algum tipo de condecoração internacional aumentou neste ano com a adição do nome da psicóloga Dra. Roselene Espírito Santo Wagner. Por conta dos seus feitos na área da neuropsicologia, ela recebeu uma distinção especial da Organização das Nações Unidas (ONU).
A especialista, também conhecida como Dra. Leninha, é conhecida por seus trabalhos em testes de inteligência, autismo e TDAH. Formada em Neurociências, ela também é coordenadora do Centro de Pesquisa e Análises Heráclito (CPAH) e professora no Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.
Sua carreira ainda inclui importantes colaborações com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde realizou testes de inteligência em pilotos. Ela conta ainda com diversos projetos voltados para a saúde mental, atuando e ajudando pessoas em todo o Brasil.
Um dos mais importantes é a criação do teste de inteligência DWRI, considerado um dos mais completos que existe. Além de medir esse quesito pelo método de QI tradicional, ele também avalia a inteligência emocional, interação e criatividade, campos que não são medidos convencionalmente.
A condecoração recebida pela especialista vem em um momento importante de sua vida. Após a perda de seu marido, vítima de Alzheimer, ela foi diagnosticada com câncer de intestino.
Dra. Leninha revela que sua luta contra o câncer tem sido uma jornada de amor pela vida e pelo ser humano, motivando-a a persistir e manter-se forte.
Dessa forma, a condecoração pela ONU não é apenas um reconhecimento de seus feitos profissionais. Para ela, a homenagem também surge como um tributo à sua força e resiliência pessoal.