Qual é o real peso da Terra?

06/04/2024 às 14:002 min de leituraAtualizado em 06/04/2024 às 14:00

A Terra é o planeta mais especial do Sistema Solar. Afinal, é o nosso lar e onde tudo que conhecemos e amamos existe. Coberto por rochas duras, oceanos largos e simplesmente repleta de seres vivos espalhados por todos os cantos, o nosso mundo é definitivamente muito pesado.

Mas, de quanto peso estamos realmente falando? Por mais tecnológicos que os seres humanos tenham se tornado, nós ainda não chegamos a um consenso em relação a esse tema e existe mais de um peso oficial para a Terra por aí.

Números flutuantes

Terra vista do espaço. (Fonte: GettyImages)
Terra vista do espaço. (Fonte: Getty Images)

Assim como os seres humanos pesam menos na Lua, a Terra também possui um peso que varia. E como isso funciona? Tudo depende, porque o peso do planeta varia conforme a força gravitacional que o atrai. Isso quer dizer, então, que a Terra pode literalmente pesar algo que gira entre bilhões de toneladas ou simplesmente nada.

Para explicar essa relação curiosa, pesquisadores passaram séculos tentando determinar a massa da Terra — determinada pela sua resistência ao movimento contra uma força aplicada. Esse é um valor que flutua em condições específicas, trazendo uma resposta mais clara para a pergunta inicial.

Conforme a NASA, a massa do nosso planeta é de 5,9722×1024 kg, o que representa um número que você provavelmente nunca lidará na vida. Para exemplificar, isso significa que o nosso mundo tem a massa equivalente a 13 quadrilhões de pirâmides de Quéfren do Egito. A massa da Terra pode até variar devido à adição de poeira espacial e gases que vazam da nossa atmosfera, mas essas pequenas mudanças só acontecerão em bilhões de anos.

Debate sobre informações

Cientistas não chegaram a uma conclusão única sobre o peso da Terra. (Fonte: GettyImages)
Cientistas não chegaram a uma conclusão única sobre o peso da Terra. (Fonte: Getty Images)

Embora a NASA tenha divulgado um estudo com a massa da Terra, físicos de todo o mundo ainda não concordam com as casas decimais do número revelado. Além disso, chegar a um consenso em relação ao valor geral não tem sido uma tarefa fácil. Uma vez que é impossível colocar o nosso planeta em escala, pesquisadores tiveram que triangular sua massa usando outros objetos.

A primeira tentativa desse gênero foi utilizar a lei de gravitação universal feita por Isaac Newton. Essa lei afirma que tudo que tem massa também tem força gravitacional. Por sua vez, isso significa que quaisquer dois objetos sempre estarão gerando uma relação de força entre eles. 

Usando a equação de Newton, os cientistas poderiam teoricamente medir a massa da Terra ao medir a força gravitacional do planeta sobre um objeto que estivesse em sua superfície. A conta foi posteriormente readequada através dos "experimentos Cavendish", que descobriu a força gravitacional entre dois conjuntos. Esses experimentos constataram que a Terra teria uma massa ainda maior do que o citado pela NASA.

No entanto, vale ressaltar que embora a equação de Newton e a balança de torção sejam ferramentas importantes, as medições que elas fornecem permanecem sujeitas a erros humanos. Os números tendem a variar apenas em milésimos de casas decimais, mas isso já é o suficiente para alterar o cálculo da massa da Terra e deixar os cientistas inquietos. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: