Quase 2 mil terremotos foram registrados na costa do Canadá em um único dia

24/04/2024 às 16:002 min de leituraAtualizado em 24/04/2024 às 16:00

O fundo do mar na costa do Canadá tornou-se palco de uma intensa atividade sísmica no início de março de 2024, desencadeando centenas de terremotos por hora. Ao todo, foram registrados quase dois mil terremotos em um único dia, incluindo um terremoto de magnitude 4,1, a cerca de 5 quilômetros abaixo do nível do mar.

Porém, os pesquisadores não encontraram motivos para maiores preocupações. Além da maioria dos tremores terem sido muito fracos, eles também serviram para que mais dados pudessem ser extraídos sobre a situação do fundo do mar na região.

Essa não foi a primeira vez que uma grande quantidade de terremotos foi registrada no local. Isso indica que a crosta pode ter acumulado uma abundância de estresse, que resulta nos tremores e na liberação de magma no mar.

Nova crosta oceânica

Registros ocorreram a mais de 200 quilômetros da Ilha de Vancouver. (Fonte: GettyImages)
Registros ocorreram a mais de 200 quilômetros da Ilha de Vancouver. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Uma das suspeitas dos pesquisadores que monitoraram a atividade sísmica, é que ela pode indicar uma iminente ruptura magmática. Isso ocorre quando uma câmara de magma submarina vaza pelas fendas das placas tectônicas e entram em contato com a água do mar. O magma resfria rapidamente e, ao se solidificar, pode dar origem a uma nova crosta oceânica.

Os terremotos foram registrados no segmento Endeavour, que está localizado na Placa Juan de Fuca, a cerca de 240 quilômetros da Ilha de Vancouver. Embora esse tipo de atividade possa causar um risco aos ecossistemas locais, a equipe não acredita que seja o caso.

O segmento Endeavour é uma região bastante conhecida por sismólogos, por apresentar picos de atividades sísmicas em intervalos de aproximadamente 20 anos. O último registro igualmente intenso é de 2005, mas desde 2018, já são observados aumentos na atividade no local.

Sem maiores riscos

Apesar da quantidade, terremotos não ofereceram riscos na costa do Canadá. (Fonte: GettyImages)
Apesar da quantidade, terremotos não ofereceram riscos à costa do Canadá. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Ao contrário do que pode parecer, não há motivos para que as pessoas fiquem preocupadas com os terremotos registrados. De acordo com Kate Moran, Presidente e CEO da Ocean Networks Canada, todos os tremores ocorreram muito longe da costa, para poderem representar algum risco às pessoas. Moran preferiu ver as atividades sísmicas como algo importante para a comunidade científica, uma vez que permitiram a obtenção de novos dados. 

Além disso, Zoe Krauss, outra pesquisadora que acompanhou os registros, comparou a maioria dos tremores com “pequenos estalos”. Isso porque, dos quase dois mil terremotos, a maioria era inferior à magnitude um. Krauss também se mostrou animada, pois foi possível verificar onde as coisas estão acontecendo embaixo do oceano.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: