Se cavarmos um túnel no Brasil, é possível chegarmos na China?

01/05/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 01/05/2024 às 10:00

Enquanto muitas pessoas costumam brincar dizendo que cavar um buraco na Terra a partir do Brasil levaria até a China — ou o Japão —, na prática, isso não é verdade. As antípodas exatas do Brasil caem principalmente no oceano Pacífico. Mas podemos chegar em território chinês cavando um buraco pela Argentina.

A China está localizada em uma área geralmente oposta ao Oceano Atlântico. No Brasil, apenas um túnel a partir de Coari, no Amazonas, daria em outra cidade no mundo. No caso, Temon, na Malásia. Mas se cavarmos um buraco na província de Entre Ríos, na Argentina, vamos parar em Xangai, na China.

O que são antípodas?

Os antípodas são pontos exatamente opostos na superfície da Terra. Em outras palavras, se você traçar uma linha reta através do centro da Terra de um lugar, emergirá no ponto oposto do globo. Esse ponto oposto é conhecido como antípoda. Se você estiver em um lugar onde é dia, sua antípoda estará na escuridão da noite.

Esses pontos são determinados pelas coordenadas geográficas de latitude e longitude. Por exemplo, se você estiver em um local com uma latitude de 30° norte e uma longitude de 45° leste, sua antípoda será um ponto com uma latitude de 30° sul e uma longitude de 135° oeste.

É possível cavar um túnel pelo centro da Terra?

Na teoria, é possível cavar um túnel pelo centro da Terra para atravessar os 12.742 quilômetros de seu diâmetro, tomando como base a linha do Equador, mas, na prática, isso é extremamente improvável e perigoso. Existem vários desafios que tornam essa ideia praticamente inviável.

O maior deles é o núcleo da Terra, uma esfera de ferro sólido extremamente quente, com temperaturas similares ao da superfície do sol, de até 6.000 °C. Sem contar a pressão que torna inviável a presença de seres humanos ou máquinas por até hoje inventadas.

Além das altas temperaturas e pressões, você também encontraria rochas sólidas e densas no manto, que seriam difíceis de perfurar, onde as temperaturas também alcançam milhares de graus Celsius e as pressões são extremamente altas.

Qual o buraco mais profundo já cavado no planeta?

(Fonte: Wikimedia/UltraJohnhy/Reprodução)
O projeto do poço superprofundo de Kola previa 15 quilômetros para chegar até o manto da Terra. (Fonte: Wikimedia Commons / UltraJohnhy / Reprodução)

O buraco mais profundo já cavado na Terra é o Poço Superprofundo de Kola, localizado na península de Kola, nos confins do Círculo Polar Ártico, na Rússia. Este poço atingiu uma profundidade impressionante de 12,2 quilômetros e foi cavado durante quase 20 anos.

Apesar de sua profundidade extraordinária, o Poço de Kola não alcançou o objetivo original de atingir o manto da Terra. O projeto foi interrompido quando a broca estava a apenas um terço do caminho entre a crosta e o manto.

O Poço Superprofundo de Kola gerou fascínio e até mesmo lendas entre os moradores locais, que acreditam que podem ouvir os gritos das almas torturadas no inferno devido à profundidade do poço.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: