Ciência
24/07/2024 às 09:00•2 min de leituraAtualizado em 24/07/2024 às 09:00
Quantas séries de ficção você já viu na sua vida que falavam sobre atingir a velocidade da luz? Afinal, esse é um dos grandes sonhos do ser humano: poder viajar longas distâncias rompendo qualquer limite físico que conhecemos atualmente. Porém, de acordo com a teoria da relatividade restrita de Albert Einstein, viajar mais rápido do que a velocidade da luz no váculo é algo impossível.
Qualquer objeto com massa jamais poderia se aproximar de uma velocidade de 299 milhões de m/s sem gastar quantidades infinitas de energia. E mesmo se fossemos capazes, qualquer viagem mais rápida do que a luz poderia levar a paradoxos que quebrariam o universo. Mas há algo que você conhece que é mais rápido do que isso: sua sombra.
Por mais surpreendente que isso possa soar, as sombras são capazes de exceder a velocidade da luz e, inclusive, destruí-la completamente. Mas o que isso significa? Imagine que você tem um laser em suas mãos que consegue iluminar o espaço — inclusive uma distância de muitos anos-luz. Basta passar um dedo na frente do laser para ver sua sombra sendo projetada por qualquer superfície que encontrar no caminho a velocidades muito superiores à velocidade da luz.
Afinal, a sua sombra está acompanhando o movimento do seu dedo, mas enquanto viaja uma distância considerável pelo espaço. Porém, isso não passa de uma ilusão. Somente a imagem do seu dedo está se movendo mais rápido do que a luz na superfície lunar, mas não há qualquer mensagem ou informação sendo transmitida nesse momento. Logo, nenhum objeto material realmente está se movendo nessa velocidade.
Como as sombras não transmitem informações e funcionam apenas como um bloqueio da luz, não podemos realmente dizer que ela "viaja" a uma velocidade mais rápida do que a velocidade da luz porque ela nunca de fato viajou. Por isso, a velocidade máxima para tudo no nosso Universo é de 300 mil km/s.
Nada por ser mais rápido do que a luz, porque essa é a velocidade do próprio tecido do espaço-tempo. Qualquer coisa que viajasse a uma velocidade maior do que essa seria capaz de distorcer a realidade, como nos filmes de ficção que você tanto vê por aí.
Achou confuso? E é mesmo! De qualquer forma, vale ter em mente apenas uma coisa: qualquer plano que você já teve de voltar no tempo ou desbravar o universo em velocidades impressionantes são atualmente impossíveis e possivelmente sempre serão — mas nunca se sabe.