Artes/cultura
30/05/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 30/05/2024 às 10:00
Tomar banho ao acordar é uma ótima estratégia para espantar a preguiça e ter mais energia ao longo do dia, de acordo com os defensores desta prática. Por outro lado, há quem nem chegue perto do chuveiro no período matinal, especialmente no inverno, preferindo se banhar à noite, pouco antes de deitar, para relaxar e dormir melhor.
Um estudo feito em 2022 pela Sleep Foundation mostrou que 42% dos adultos nos Estados Unidos são adeptos do banho matinal, com 32,2% deles fazendo isso logo ao acordar. Já 38% optam por encarar o chuveiro à noite, dos quais 25% o fazem bem perto da hora de dormir.
Ainda conforme o estudo, as mulheres são mais propensas a tomar banhos noturnos próximos ao momento de se deitar, enquanto a maioria dos homens entrevistados mencionou a manhã como a melhor opção. No último caso, a preferência é por ligar o chuveiro assim que pular da cama.
Mas afinal, qual das duas opções é a melhor: tomar banho de manhã ou à noite? Segundo a ciência, essas duas práticas são beneficiais para o corpo, não havendo grandes diferenças entre uma e outra.
O banho pela manhã é ótimo para regular o ritmo circadiano, indicando ao organismo que está na hora de despertar. Pesquisas apontam que ele se torna mais eficiente quando utilizamos água fria, pois isso libera uma maior quantidade de serotonina, cortisol e outros neurotransmissores que reduzem os níveis de estresse.
Além disso, a higienização matutina do corpo elimina os resíduos da transpiração ao dormir e as bactérias do colchão e dos lençóis acumuladas na pele. Mesmo uma ducha rápida é suficiente para deixar o corpo livre de odores e micro-organismos.
Já o banho noturno pode atuar em outra ponta do ciclo circadiano, sinalizando ao organismo que é hora de relaxar. Especialistas sugerem que o tomar cerca de 90 minutos antes de ir para a cama ajuda a aproveitar melhor seus benefícios, aumentando a qualidade do sono.
Também vale ressaltar a importância que ele tem para limpar o corpo de poluentes, toxinas e outros tipos de impurezas que se juntam na pele durante o dia, principalmente em quem passa muitas horas na rua.
Para a ciência, tanto o banho pela manhã quanto o banho à noite têm seus benefícios que combinam com diferentes necessidades. Dessa forma, a melhor opção é aquela que atende às suas preferências.
Mas como destaca o IFLScience, o banho noturno pode ser mais indicado para quem possui uma rotina agitada, tendo tempo para cuidar de si apenas depois do expediente.