Ciência
22/11/2018 às 05:30•3 min de leitura
Nem sempre as coisas retratadas em filmes são reais. Mas, e quanto aos costumes britânicos? Será que o chá com leite e a pontualidade são costumes verdadeiros no Reino Unido? Neste texto, esclarecemos quais clichês do cinema ao retratar os habitantes da terra da Rainha são verdadeiros. Confira!
A fama de povo pontual não é segredo para ninguém. Filmes e séries já fizeram referência à pontualidade britânica em seu roteiro e, se você tem alguma dúvida sobre esse papo, saiba que é tudo verdade.
Quer saber de onde vem esse compromisso? Só em Londres, a capital do Reino Unido, existem quase 400 relógios instalados em diferentes pontos da cidade. O mais conhecido de todos eles, o Big Ben, é um dos cartões-postais londrinos mais famosos, e com tanto relógio assim, difícil é arrumar uma desculpa para o atraso, né?
Você está andando pelas calçadas de uma cidade britânica qualquer com seu guarda-chuva em mãos quando, de repente, uma pessoa chega tão perto que quase esbarra em seu braço. Ainda que nada tenha acontecido, você ouvirá um “sorry”.
Os britânicos são bastante educados e, por isso, as palavrinhas e expressões mágicas sorry, excuse me, pardon me e please estão entre as mais faladas por eles.
Alguns filmes retratam — e você também já deve ter ouvido falar sobre — o hábito britânico de tomar chá com leite. De acordo com a UK Tea Council, 98% dos britânicos tomam essa mistura, que é praticamente uma versão britânica do nosso popular café com leite.
A erva utilizada para o preparo é a Camellia sinensis, na versão chá preto. Para fazer a sua própria versão da bebida em casa, basta ferver a água e adicionar o chá preto na quantidade indicada na embalagem da marca escolhida. Depois, adicione o leite de sua preferência e adoce a gosto.
Os guardas — de vestes vermelhas e chapéus pretos — não estão na frente do Palácio de Buckingham atuando! Aquela troca de guarda toda cheia de pompa e protocolos é real, e o ritual existe desde o reinado de Charles II, em 1660.
Coxinha está para Brasil como fish and chips está para o Reino Unido. O tradicional prato que mistura peixe frito e batata faz parte da rotina dos britânicos e, por isso, pode ser encontrado em toda esquina. Com tanta disponibilidade, não dá para visitar o país e sair sem provar pelo menos alguma versão da iguaria.
Parece coisa só de filme, mas é real. A tradição do chá das 5h existe, e sua origem é, no mínimo, interessante. No século 19, Anna Maria Russel, 7ª Duquesa de Bedford, percebeu que sentia uma fome descomunal no finalzinho da tarde, antes do horário do jantar.
Então, para aliviar o incômodo no estômago vazio, Anna passou a adotar as 5 da tarde como o horário ideal para fazer um lanche — composto de chá com leite, alguns pães, manteigas, geleias, biscoitos e bolos.
A duquesa gostou tanto da ideia que passou a convidar os amigos — e o chá das 5h se expandiu para outros membros da nobreza, e demais pessoas que faziam parte da sociedade também aderiram a essa refeição. Hoje, o chá das 5h é popular em todo o país.
Calma, não é que os britânicos dirijam na contramão! Este item da lista diz respeito à “mão inglesa”, ou seja, ao posicionamento do volante dos carros no Reino Unido. Se você já assistiu a filmes gravados no Reino Unido, como as comédias do Mr. Bean, deve ter notado que eles ficam em frente ao banco que, para nós, corresponde ao do passageiro.
É um pouco estranho em um primeiro momento, mas é questão de costume. Com o tempo, é possível se habituar e dirigir tranquilamente.
Você está no trabalho, realizando suas tarefas normalmente, quando olha para o relógio e vê que ele marca meio-dia. Hora de levantar e fazer uma pausa para matar a fome com uma refeição caprichada: arroz, feijão, bife e uma saladinha no capricho.
No entanto, os britânicos não compartilham do costume brasileiro de tirar 1 hora inteira para a refeição. Por lá, o almoço costuma ser um lanche rápido, como um sanduíche e um suco. Alguns filmes inclusive mostram isso.
***
O interesse por diferentes culturas é o principal combustível que muitos brasileiros têm para visitar países como a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda, entre outros muitos outros. Portanto, se você procura um intercâmbio de férias em um local despojado com essas características, fique sabendo: o Reino Unido é o lugar certo!
Em todos os casos, depois de passar por um período de adaptação a todos esses costumes, o que fica sempre é a experiência absorvida, assim como as lembranças únicas, que, com certeza, você vai guardar para o resto da vida!
*Via assessoria.