Artes/cultura
28/04/2021 às 12:00•2 min de leitura
Você já se imaginou estudando nas grandes e tradicionais universidades do mundo? O que parecia ser um sonho distante pode ser mais fácil do que se imagina com os cursos gratuitos disponibilizados por essas instituições na internet. Confira as opções e prepare-se para colocar a mente para funcionar.
Harvard nunca pareceu estar tão próxima. (Fonte: Unsplash)
A instituição estadunidense fundada no século XVII se modernizou ao longo do tempo e hoje disponibiliza a plataforma HarvardX, em que estão reunidos mais de 100 cursos de incontáveis áreas de estudo totalmente online. Basta se cadastrar na plataforma, se matricular na opção de interesse e iniciar os estudos.
Eles são oferecidos gratuitamente, mas, em alguns, é preciso pagar uma taxa para receber o certificado emitido pela universidade. Outro ponto para se atentar são as datas para sua realização: apesar de a maioria ser feita quando e como o aluno preferir, alguns cursos têm dias e horários determinados.
Da Califórnia para o mundo: saiba como ser um aluno de Stanford. (Fonte: Pixabay)
Assim como Harvard, a Universidade de Stanford realizou parceria com a edX, uma organização sem fins lucrativos para disponibilizar conhecimento de forma acessível e democrática. Na lista do site, as opções de formação disponíveis abrangem diversas áreas de estudo.
A dinâmica de participação também é semelhante: nenhum curso tem custo, apenas em alguns casos para a emissão de certificado. Infelizmente, todos eles são aplicados na língua inglesa e poucos contam com legenda em português.
Referência em ciências exatas no mundo, MIT também pode ser acessado de qualquer lugar. (Fonte: Unsplash)
Uma das mais reconhecidas universidades do mundo, reconhecida pelo desenvolvimento científico e tecnológico, passou a ser acessível a qualquer pessoa com acesso à internet desde 2002 por meio do site MITx.
No endereço, campos de estudo da universidade, relacionados à matemática ou ciência da computação, são contemplados em mais de 200 cursos ministrados por seus próprios professores.
Universidades da terra da rainha também estão presentes no mundo online. (Fonte: Pexels)
Algumas das tradicionais universidades inglesas ofertam parte de seu conhecimento sem custo em suas plataformas digitais. É possível escolher entre 14 cursos de Cambrige na FutureLearn, página online da instituição, todos com áudio e legendas em inglês.
Já a renomada Universidade de Oxford, uma das mais antigas do mundo, iniciou sua presença online recentemente e, por enquanto, tem apenas uma opção de curso disponível: "From Poverty to Prosperity: Understanding Economic Development" ("da pobreza à prosperidade: entendendo o desenvolvimento econômico", em português), uma formação sobre desenvolvimento econômico governamental.
Além de todas essas facilidades, ter um desses nomes no currículo é um caminho para ganhar credibilidade e reconhecimento profissional. Vale lembrar que, mesmo sendo cursos práticos e de fácil acesso, organizar sua rotina e seus recursos vai facilitar a conclusão de qualquer um deles.