Dá para substituir pimenta-do-reino por semente de mamão?

22/07/2022 às 13:002 min de leitura

De tempos em tempos, as redes sociais são invadidas por alguma "teoria da conspiração" da culinária: café com sangue de boi, cerejas de chuchu e por aí vai... A história de hoje segue no mesmo clima: será que estão vendendo sementes de mamão no lugar da pimenta-do-reino?

O boato é antigo — viralizou no Twitter em 2020 —, mas como mentira não tem perna curta na internet, muita gente ainda lê essa história e acredita nela. E não, ela não é verdade.

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Dá para substituir? Até dá, mas...

O mestre em Ciência de Alimentos Vitor Hugo, do perfil @PratoFundo do Instagram, explica que as sementes de mamão até podem ser picantes. Isso porque elas possuem glicosinolato de benzila (BG). Quando reage com a superfície da semente de mamão, o BG se transforma em isotiocianato de benzila — uma substância que, realmente, gera uma sensação picante.

Acontece que é bem mais complicado causar esse efeito usando sementes de mamão: você precisa secá-las por uma semana na geladeira ou no sol, fritá-las, moê-las e peneirá-las. Além disso, precisa de uma quantidade enorme de frutas para extrair "pimenta" suficiente para fazer a substituição em larga escala.

Outro detalhe: os mamões têm que estar no ponto perfeito — nem muito verdes, nem muito maduros — para a substituição dar certo.

Não há nada que proíba o uso das sementes como tempero ou mesmo sua venda. O problema é que adulterar um produto ou vender uma coisa dizendo ser outra é crime — as multas podem chegar a R$ 3 milhões.

BG, piperina e capsaicina

A tal substância BG, presente nas sementes de mamão, gera uma sensação picante... Mas a pimenta-do-reino de verdade tem piperina, outro composto químico picante, em quantidades suficientes, naturalmente. 

Ou seja: é bem mais fácil, para a indústria, produzir a pimenta original que a falsificação com sementes de mamão. O Brasil, inclusive, é um grande produtor da planta. 

É interessante observar que a piperina é o que causa o sabor na pimenta-do-reino — que pode ser verde, branca, vermelha ou preta, dependendo da maturação e do processamento. Mas há outros tipos, como chilli, malagueta, dedo-de-moça e jalapeño, que possuem outra substância picante: a capsaicina. Esses tipos de pimenta, inclusive, são feitos com outro gênero de planta.

Nenhuma dessas pimentas, até onde sabemos, é feito com sementes de mamão. Porém, essa pode ser uma alternativa se você não pode (ou não quer) consumir os temperos de verdade.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: