Ciência
21/10/2022 às 04:00•2 min de leitura
Imagina esse cenário: a energia acaba e a sua geladeira está cheia de comida pronta para estragar. Como saber se esses alimentos continuam bons para o consumo? É sobre isso que vamos falar hoje.
Dica mais importante: porta da geladeira sempre fechada. (Fonte: Freepik)
Acabou a luz, e agora? Quando a geladeira se apaga, ela ainda mantém a temperatura por algum tempo. Por isso, a comida continua segura para consumo por até 4 horas após o eletro ter sido desligado.
Contudo, vale ressaltar que essa duração é apenas se você não ficar abrindo a porta da geladeira toda hora. Cada vez que ela é aberta, as moléculas de ar frio saem e a temperatura dentro do eletro aumenta.
Uma outra dica para aumentar a durabilidade, é deixar o máximo de alimentos colados um no outro para que eles se mantenham frios. No caso daqueles freezers verticais exclusivos, a comida pode durar até 48 horas. Já nos freezers integrados à geladeira, a durabilidade pode chegar a 24 horas.
Leia também: 6 alimentos mortais se não forem preparados corretamente
Nem todas as comidas estragam rapidamente. (Fonte: Shutterstock)
)Apesar de existir um tempo médio de preservação da comida, a duração depende muito do tipo de alimento. Por exemplo, os ovos costumam ter uma validade de três a cinco semanas dentro da geladeira, já o leite não dura muito fora de um ambiente refrigerado.
Queijos mais duros, como cheddar e parmesão, provavelmente irão durar mais em caso de uma falta de energia. Já os queijos mais macios, como a mussarela e a ricota, são mais suscetíveis a bactérias. Frutas, vegetais e geleias devem aguentar temperaturas mais altas sem problemas.
Leia também: 6 alimentos que (quase) nunca expiram
Será que todos os alimentos devem ser jogados fora? (Fonte: Freepik)
Se passaram 4 horas e a geladeira continua desligada? E aí, será que dá para salvar algum alimento? A resposta é sim! Porém, é bom seguir algumas dicas e prestar atenção nos sinais de que a comida estragou.
A recomendação é descartar alimentos perecíveis, como carnes, aves, peixes, ovos e queijos macios. No caso do leite, vale o teste do cheiro. Se o aroma estiver azedo, melhor não arriscar. Para todas as outras comidas, repare no cheiro, textura e cor.
Leia também: Como saber se um alimento vencido ainda está bom para comer?
Agora, a dica mais importante: não teste a qualidade da comida provando ela. Se você não tem certeza se estragou ou não, melhor jogar fora e evitar uma intoxicação alimentar.