Enem 2022: assuntos mais importantes para revisar antes da prova

02/11/2022 às 09:003 min de leitura

O final do ano está chegando, e junto com ele, a prova do Enem, que será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro. Para driblar o frio na barriga e se sentir mais seguro, é importante investir na revisão, focando nos assuntos que costumam ser mais cobrados na hora da prova. Está em dúvida sobre quais seriam eles? Confira agora!

Português

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Manter a interpretação de texto afiada é uma dica que vai ser útil para todas as disciplinas, principalmente em português. Também há outros assuntos que costumam aparecer na prova do Enem, como variação linguística, processo de formação das palavras, funções da linguagem, pontuação e acentuação. Em literatura, aquela revisão sobre as principais características das escolas literárias também é superválida.

História

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Decorar datas não é o essencial, mas é importante ter uma noção bem definida dos principais eventos, dos seus contextos e desdobramentos. Em História do Brasil, vale a pena caprichar nas anotações sobre a crise do sistema colonial, império, período regencial, era Vargas e república. Em História Geral, além da Revolução Industrial e Crise de 1929, foco nos principais movimentos da Idade Contemporânea, como a Revolução Francesa, além da Primeira e Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria. 

Geografia

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

No Enem e mesmo em outros vestibulares, além de se ater a alguns conceitos, é essencial saber estabelecer relações entre os diferentes assuntos que caem na prova de geografia. Dentre os temas que aparecem, destaque para: população, urbanização, eixos migratórios, meio ambiente, e também alguns tópicos inseridos na geografia física, como vegetação, clima, relevo e tectônica de placas. Compreender bem as características dos sistemas econômicos, como capitalismo, e ter noções das principais economias, países emergentes e blocos econômicos também vai fazer a diferença.

Física

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Na hora de estudar, o mais recomendado é caprichar na maratona de exercícios, se atentando também para as principais fórmulas da física. Elas até podem aparecer indicadas no enunciado das questões dos vestibulares, mas a chave é trabalhar para reduzir o tempo gasto para resolver cada questão, já que o Enem é uma prova bem extensa. Os temas mais cobrados e que merecem uma boa revisão são: mecânica, Leis de Newton, atrito, eletricidade, ondulatória, calorimetria e óptica.

Biologia

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Resumir os conteúdos em tabelas é uma boa forma de memorizar e diferenciar conceitos importantes, já que é necessário dominar bem diferentes características e nomenclaturas. Em biologia, alguns tópicos costumam aparecer mais, como citologia, genética, evolução e biologia animal. Vale a pena revisar as etapas da fotossíntese e das famosas mitose e meiose! Sustentabilidade e conceitos de ecologia também são super importantes e podem aparecer mesmo na hora da redação do Enem.

Química

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Por mais que a prova se atenha a situações e problemas relacionados ao dia a dia, em química, a prática de exercícios também é o grande diferencial, já que muitas das perguntas acabam se repetindo ao longo dos anos. Por isso, não deixe de dar uma olhada nas questões dos anos anteriores. Destaque para: propriedade da matéria, química orgânica, reações inorgânicas, termoquímica e soluções.

Matemática

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Se ater a assuntos considerados básicos também é importante, porque não raramente acabam sendo deixados de lado e acabam culminando em erro na hora da prova de matemática, o que não pode acontecer! Dentre os temas que mais aparecem no Enem, estão: conjuntos numéricos, regra de três, razão e proporção, equações de 1º e 2º graus, funções, estatística e geometria plana. 

Idiomas

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

De forma geral, possuir uma boa base de leitura e interpretação é o mais importante para resolver as questões, seja de inglês ou espanhol, já que muitas vezes a resposta das perguntas está no próprio material de leitura. Se atentar aos falsos cognatos e questões sobre vocabulário também é uma forma eficiente de se preparar para a prova.

Filosofia e Sociologia

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Com uma vasta gama de assuntos dentro da filosofia e sociologia, pode ser uma boa investir em leituras mais direcionadas para determinados temas, como ética, cidadania, indústria e relação entre o homem e o trabalho. 

Redação

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Não há uma fórmula mágica que ajude na hora de fazer a redação, mas sem sombra de dúvidas, há determinados assuntos que acabam tendo maior chance de aparecer em virtude dos acontecimentos relacionados ao ano em questão. 

Por exemplo: em 2022 o Censo demográfico completa 150 anos de existência, aumentando tanto a chance de questões relacionadas aparecerem na prova de geografia quanto de surgir na redação. Em 2022 também se comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 200 anos da Independência do Brasil.

Por isso, além de praticar muito a escrita, realizar a leitura de atualidades é fundamental para ampliar o repertório e evitar ser pego de surpresa por temas que você possui menor familiaridade. Ter alguns dados importantes guardados na memória, além de usar citações, também pode dar um diferencial no texto e tornar seus argumentos melhor embasados.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: