Artes/cultura
07/01/2024 às 13:00•2 min de leitura
De acordo com um novo estudo realizado nos Estados Unidos, crianças que passam cinco minutos praticando "mindfulness" — um exercício de concentração plena — antes de abrir um livro têm maiores chances de melhorar suas habilidades de leitura. A pesquisa foi considerada a primeira do gênero a analisar as ligações diretas entre práticas de atenção plena e as capacidades acadêmicas em jovens adultos.
Pesquisadores da Universidade Cornell e da Universidade de Syracuse estudaram o desempenho de leitura de 56 alunos com idades entre 12 e 13 anos, fazendo com que alguns grupos se envolvessem em atividades de mindfulness antes de ler. Essas atividades incluíam ser mais autoconsciente dos padrões respiratórios e cultivar pensamentos positivos.
(Fonte: Getty Images)
No final do ano letivo, os alunos que experimentaram as técnicas de mindfulness e participaram do estudo estavam lendo corretamente, em média, mais 4,41 palavras durante um exercício de leitura cronometrada do que os colegas que não alteraram suas práticas de estudo. Pesquisas anteriores mostraram ligações entre intervenções baseadas na atenção plena e um melhor desempenho acadêmico, mas grande parte da investigação analisava as notas, e não as competências necessárias para obtê-las.
“Esta é uma medida que explora as habilidades reais que os alunos estão usando para entender o texto que estão lendo, em vez de simplesmente uma nota que obteriam no semestre”, diz o autor principal Josh Felver, psicólogo da Universidade Cornell. Como aponta o estudo, a compreensão da leitura é vital para muitas outras disciplinas acadêmicas. Caso os jovens possam melhorar a maneira como entendem palavras e frases, é esperado que eles comessem a se sair melhor em todos os aspectos.
Na Escola Estadual de Nova York, onde a experiência foi realizada, 70% dos alunos são negros e 88% dos alunos vivem abaixo do nível da pobreza. Na visão dos pesquisadores, a abordagem da atenção plena poderia oferecer uma maneira fácil e acessível de ajudar pessoas de origens historicamente marginalizadas, dizem os cientistas.
(Fonte: Getty Images)
Em comunicado oficial, Felver exaltou a importância dos estudos recentemente realizados. “Dadas as grandes e persistentes disparidades nas medidas padronizadas de leitura entre estudantes negros, é emocionante termos encontrado evidências de que uma prática de mindfulness eficiente em termos de tempo tem uma influência positiva nos resultados educacionais”, afirmou o pesquisador.
Os investigadores pretendem que estudos futuros analisem a eficácia do mindfulness quando testado diretamente em comparação com outras formas de aumentar as competências de leitura, e como diferentes estratégias de atenção plena podem alterar os resultados. A equipe de estudos também visa examinar mais de perto por que a atenção plena ajuda na leitura e quais efeitos positivos ela tem no cérebro.
Segundo Felver, esse tipo de pesquisa é extremamente necessário pela necessidade cada vez mais gritante de se criar intervenções viáveis e eficazes para ajudar os jovens de origens historicamente minorizadas a reforçar as suas competências de leitura para poderem ter sucesso escolar.