Ciência
06/10/2017 às 13:07•1 min de leitura
A cidade pesqueira de Ísafjörður, no noroeste da Islândia, é a primeira do país a adotar uma travessia de pedestres em terceira dimensão. A ilusão de ótica provocada pelas listras — que aparentam flutuar sobre a calçada — rapidamente viraram atração turística na localidade de 3 mil habitantes. No entanto, a novidade não foi implantada por razões puramente estéticas.
A intenção é exportar o experimento para outras cidades do país
O objetivo da empresa Vagamálun — que idealizou o projeto — é fazer com que os motoristas reduzam a velocidade ao se aproximarem da travessia de pedestres, evitando que parem em cima da faixa e que colidam com seus automóveis em pedestres nos cruzamentos da cidade. Para os transeuntes que as atravessam, a visão das listras permanece a mesma.
O experimento tridimensional começou a entrar em vigor na região central de Ísafjörður, que possui um tráfego relativamente pequeno de veículos. A inspiração veio de iniciativas semelhantes de localidades da Índia, China e Rússia e, muito em breve, deve ser levada para os cruzamentos de outras cidades da Islândia.