Artes/cultura
26/01/2018 às 10:41•3 min de leitura
O que começou como um simples trecho da Hollywood Boulevard se tornou um dos maiores pontos turísticos de Los Angeles e um lugar que representa a história da cultura mundial. São mais de 2,6 mil estrelas homenageando diversos nomes do entretenimento nos quase 60 anos de sua existência. Para contar um pouco da história desse marco, listamos algumas curiosidades que dão um charme extra para ela:
A ideia de construir uma calçada para homenagear a comunidade do entretenimento surgiu em 1953 com o chefe da câmara do comércio de Hollywood E.M. Stuart; porém, devido a diversos impedimentos na Justiça, ela só foi receber sua primeira estrela em 1960.
O diretor responsável por Julgamento em Nuremberg e Adivinhe quem vem para o jantar teve seu nome cravado na primeira estrela em 8 de fevereiro de 1960.
O boxeador recebeu uma estrela por ter sido responsável por entreter as pessoas em suas lutas de boxe durante décadas. Sua estrela está na parede do Teatro Chinês, pois, de acordo com ele, ninguém pode pisar nela, por respeito.
Qualquer pessoa pode encaminhar um pedido para uma celebridade ter uma estrela na Calçada da Fama. Só precisa conseguir uma carta atestando que o indicado está ciente da indicação e, assim, abrir um processo.
Não basta ser escolhido para ter uma estrela na calçada da fama; ainda é preciso desembolsar US$ 40 mil para ter seu nome na Hollywood Boulevard.
Desde 1968 é uma obrigação de todos os condecorados comparecer à cerimônia de recebimento da estrela; somente Barbra Streisand não cumpriu a exigência, em 1976.
Para construção de duas estações de metrô, estrelas foram removidas e ficaram fora da calçada por 3 anos. Entre elas estavam as homenagens a Elvis Presley, Walt Disney e Marilyn Manson.
É permitido ter mais de uma estrela para a mesma celebridade, contanto que seja em categorias diferentes: música, cinema, televisão etc. Frank Sinatra e Dean Martin são exemplos de pessoas que têm mais de uma estrela.
O ator e cantor famoso na década de 30 é a pessoa com mais estrelas na Calçada da Fama: são cinco homenagens em diferentes categorias.
O primeiro ator com o sobrenome Ford ganhou sua estrela em 1960, enquanto o intérprete de Han Solo obteve a sua em 2003. Já uma celebridade da rádio e o rei do pop receberam suas estrelas em 1984, gerando confusão em diversos fãs.
Apesar de ser uma rua movimentada, algumas pessoas já conseguiram a proeza de roubar estrelas: Gene Autry, Kirk Douglas, Jimmy Stewart e Gregory Peck foram os alvos. No entanto, as estrelas deles foram imediatamente repostas.
Bruce Dern e sua ex-esposa, Diane Ladd, e a filha deles, Laura Dern, todos atores, receberam suas estrelas em uma cerimônia conjunta em 2010, em comemoração aos 50 anos da Calçada da Fama.
Praticamente uma dinastia com seis estrelas: uma para John, Etel, John Drew e Drew e duas para Lionel Barrymore.
Diversos nomes foram escritos de forma errada, como a atriz multipremiada Julia Louis-Dreyfus, cujo nome foi escrito como “Julia Luis Dreyfus”. Contudo, não demorou muito para consertarem o erro.
Enquanto alguns nomes são consertados, algumas categorias dos indicados permanecem erradas até hoje. A atriz e cantora Carmen Miranda foi indicada por sua performance nos filmes, mas sua estrela segue com o símbolo de televisão.
Mickey Mouse, Godzilla, Lassie e Caco (Kermit) são alguns exemplos de personagens que tiveram seus nomes cravados na Calçada da Fama.
Treze celebridades são conhecidas apenas por um nome e assim ficaram em suas respectivas estrelas. Entre elas estão o mágico Houdini, as cantoras Madonna e Shakira e o guitarrista Slash.
As gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen são as únicas pessoas que dividem uma única estrela.
Ronald Reagan foi o primeiro presidente a receber uma estrela na Calçada da Fama, e não por seus feitos na política, mas por sua carreira como ator.
A lista de indicações para 2018 contém os atores Mark Hamill, Jeff Goldblum, Jennifer Lawrence, Gillian Anderson, Lynda Carter e Taraji P. Henson; a produtora Shonda Rhimes; os cantores Carrie Underwood, Mary J. Blige, Lin-Manuel Miranda, Bernie Mac, Snoop Dogg e Weird Al Yankovic; além da personagem Minnie Mouse.
Este texto foi escrito por Pedro Henrique via n-Experts para o Minha Série.